out 232011
 

A diarreia é a evacuação de fezes em forma líquida ou pastosa efetuada mais de 3 vezes em 24 horas, quando isto acontece e fundamental começar um tratamento para a diarreia e de preferência com remédios caseiros. Mas para perceber melhor esta patologia ou doença, é necessário entender o normal funcionamento do nosso organismo, focando-nos no estômago.

Quando comemos um alimento qualquer, ele cai pelo esófago até chegar ao estômago. O estômago tem 3 funções básicas: matar germes presentes nos alimentos, através dos seus ácidos gástricos, partir moléculas grandes em moléculas mais pequenas para uma melhor absorção em outros segmentos do sistema digestivo, e guardar o alimento, liberando depois para o duodeno a comida já processada.

Conheça algumas das causa da diarreia e alguns tratamentos caseiros

A diarreia pode ser sintoma de alguma doença grave.

Diarreia é uma causa muito comum de morte nos países pouco desenvolvidos, e a segunda causa mais comum de morte de bebés em todo o mundo. A perda de líquidos por causa da diarreia pode ocasionar desidratação.

Diarreia aguda é um problema comum que geralmente dura 1 ou 2 dias e desaparece por si mesma. Se durar mais de 2 dias pode ser sinal de alguma doença mais grave. A diarreia crónica  é aquela que dura mais de 30 dias.

 

Tipos de diarreia

Diarreia comum: ocorre mais em crianças e  se caracteriza por provocar fezes soltas e muito líquidas. Pode estar associada a uma combinação de stress, medicamentos e alguns alimentos com muitas gorduras, café, mudança do tipo de água ingerida e até a ansiedade pode provocar este tipo de diarreia.

Intolerância à lactose: existe pessoas cujo sistema digestivo não consegue digerir a lactose, açúcar do leite e seus derivados, porque não produzem uma enzima chamada lactose. Caracteriza-se tanto pela diarreia quanto prisão de ventre, dores no estômago e gases.

Amebíase: os sintomas deste tipo de diarreia podem ser uma leve dor de estômago, prisão de ventre, flatulência, febre, perda de força física e fezes muito líquidas e com manchas de sangue. É causada por um protozoário que é transportado para dentro do nosso organismo, por água ou comida contaminada, até o sistema gastrointestinal. Muito típica nos países dos trópicos.

Diarreia infecciosa: muito comum nas crianças, para além dos sintomas da diarreia comum, também provoca febre, perda de energia e perda de  apetite. É causada, principalmente,  por viroses e bactérias. Se não for feito um tratamento para a diarreia, pode demorar até sete dias para os sintomas desaparecerem.

Giardíase: este tipo de diarreias e causada por um protozoário chamado giárdia, seus sintomas podem variar desde a simples dor estômago à diarreia persistente ou à presença de fezes pastosas, desconforto abdominal, arrotos, fadiga e dores de cabeça. A giárdia entra no nosso organismo através da ingestão de água e alimentos contaminados. Também pode ser transmitida por relações sexuais anais.

 

Sintomas e sinais da diarreia

Indiferentemente dos tipos, muitos dos sintomas da diarreia são bastante comuns, tais como:

  • Evacuar fezes pastosas e líquidas, 3 vezes em um período de 24 horas;
  • Febre (até 38°C);
  • Vómitos;
  • Dores de barriga ou cólicas abdominais.

 

Tenho diarreia, devo ir ao médico?

A diarreia pode ser sintoma se algumas doenças que é preciso ter em atenção, como por exemplo:  alguns tipos de câncer, AIDS (SIDA), úlcera gastrointestinal, e até de  má absorção dos nutrientes pelo organismo. Procure assistência médica imediatamente:

  •  Se os sintomas da diarreia se prolongarem por mais de dois dias. Temos que ter em conta que as crianças e as pessoas idosos desidratam muito rápido.
  • Se as crises  de diarreia forem repetidas com alguma periodicidade, principalmente, se eles se alternarem com episódios de prisão de ventre já que pode se sintoma de tumor intestinal.
  •  Se as fezes são de aspecto volumoso e com vestígios de  gordura, já que são indicativos de má absorção do organismo.
  • Se existir algum vestígio de sangue na diarreia, ou fezes com uma leve coloração preta ou avermelhada.
  • Diarréia na gravidez: se a diarreia se prolongar por mais de dois dias ou surja  sangue na diarreia, procure seu médico de imediato, ter diarreia na gravidez pode ser um sintoma de algo pior.

 

Causas da diarreia

Infecções virais que causam diarreia

As infecções virais podem causar a maioria dos casos de diarreia com sintomas leves como: evacuações líquidas, cólicas abdominais, e um baixo grau de febre. Geralmente dura cerca de 3-7 dias.

Causas da diarreia causadas por infecções virais:

  • Norovirus: é a causa mais comum de epidemias de diarreia entre adultos e crianças.
  • Rotavirus: é uma causa comum de diarreia em bebés;

Infecções bacterianas que causam diarreia

A diarreia mais grave é causada por infecções bacterianas. Normalmente,  a bactéria chega ao organismo  a partir de alimentos contaminados ou bebidas provocando uma intoxicação alimentar . Infecções bacterianas podem causar sintomas muito graves, como vómitos, febre e cólicas abdominais intensas ou dores de estômago .

Causas de diarreia causada por infecções bacterianas:

  • Fazer viagens para fora do país é uma forma de contrair a diarreia do viajante.
  • As bacterias shigella Campylobacter, shigella e salmonelas  são as causas mais comuns de diarreia bacteriana.
  • As bactérias menos comuns são listeria, Escherichia coli (E coli ) e Yersinia.
  • O uso de alguns antibióticos pode levar a um aumento das bactérias no intestino.
  • Parasitas Cryptosporidium, Entamoeba e Entamoeba histolytica que chegam ao organismo através de água contaminada causam infecção do sistema digestivo.
  • Distúrbios intestinais como inflamação do intestino , diverticulite e doença celíaca.
  • Reacção a alguns medicamentos tais como antiácidos, antibióticos, medicamentos contra o cancro, medicamentos para pressão arterial podem causar diarreia.
  • Intolerância a certos alimentos tais como leite e derivados e adoçantes artificiais,também pode causar diarreia.

 

 Como prevenir ou evitar crises de diarreia?

Como uma das principais causas de diarreia é a infecciosa, podemos destacar algumas medidas preventivas que são extremamente úteis, tais como:

  • Manter uma boa higiene pessoal;
  • Lavar sempre muito bem as mãos com um sabão anti-bacteriano  antes de preparar a comida, antes de manipular alimentos, antes das refeições, antes de alimentar um bebé, após limpar uma criança que acaba de evacuar,  após ir ao banheiro e todas as vezes que retornar da rua;
  • Se a água for de um poço, fervê-la antes de beber;
  • Não beber nenhuma bebida na própria garrafa ou lata;
  • Faça gelo com água potável a ou fervida;
  • Lavar com água fervida todos os utensílios a serem utilizados para preparar os alimentos;
  • Não comer alimentos ou refeições preparados em locais com pouca higiene ou de duvidosa higiene;
  • Alimentos como verduras, legumes e frutas devem ser guardados, limpos e secos, em sacos plásticos, na parte de baixo da geladeira ou em local fresco;
  • Verificar sempre o prazo de validade de produtos antes de os consumir;
  • O aleitamento materno até, no mínimo, os seis primeiros meses de vida é o melhor remédio para evitar a diarreia em bebés;
  • Manter todas as vacinas em dia;
  • Andar sempre calçado, nunca andar descalço.

 

Dieta para pessoas com diarreia

Existem alguns alimentos que podem contribuir para curar a diarreia e evitar consequências da mesma.

Alimentos aconselhados para curar a diarreia

Cereais integrais, purés e arroz sem refogado, batata, cenoura, abóbora, carnes magras, legumes cozidos, ovo cozido, gelatina, fruta como a banana, maça, romã, figo, uva, manga, morango e pêra, chá, muita água, grelhados, cozidos, caldo de cozer o arroz ou as batatas.

Alimentos não aconselhados para  diarreia

Gorduras, leite, iogurte, queijos, mel, manteiga e margarina, cereais com fibras, biscoitos com manteiga ou banha, doces folhados, chocolate, carne de porco, carnes gordas, refeições pré-confeccionadas, verduras cruas e feijão, frutas como laranja, mamão e ameixa, fritos e refogados.

 

Tratamentos para a diarreia usando remédios caseiros

A água de arroz é um excelente remédio caseiro para a diarreia. Coloque numa panela um litro de água filtrada e deixe ferver, depois de fervida deixar arrefecer. Acrescente à água já fervida 25 gramas de arroz e uma cenoura grande descascada, adicione um pouco de sal e deixe cozinhar em fogo brando durante 20 minutos.

 

Os alimentos e recomendações aqui apresentadas não podem substituir nem alteram as indicações do seu médico.

 


  12 Responses to “Diarreia : sintomas – causas – tratamentos”

  1. ola bom dia… meu bb tem 6 meses e esta c diarreia a 5 dias hj, fui ao medico e ele me disse q é normal, e q nao medicação para q ele tome, sera q é normal msm? Ai entao nao sei se ele tem alguma doença ou se é reação do primeiro dente que esta nascendo, mas estou achando mt estranho por que ja fazem 5 dias… alguem pra me ajudar por gentileza?

  2. muito bom, bem explicativo.

  3. boa noite
    sempre tenho diarreias terriveis acordo tomo cafe da manha dai vou ao banheiros varias vezes.umas tres quatro ou mais,começa bem dura e vai ficando liquida,e depois sempre apos alimentaçao vou varias ao banheiro,as vezes é tao liquido que da a vontade tenho que sair corremdo pra ir ao banheiro varias vezes nem da tempo
    preciso de ajuda nao sei o que fazer fiz um exame chamado colonoscopia e nao deu nada
    me ajudem obrigada

  4. engraçado é que ainda há pessoas se auto-medicando. Essa da água de arroz, vou testar.
    Obrigada pela matéria.

  5. tenho diareia continua ha 20 anos ja fiz todos exames ja tomei mais de mil chas remedio o que me digam faço mas a diareia continua

  6. estou um bom tempo com diarreia,começa as fezes dura e depois vai ficando liquida,sou diabetico tomo gloucovanci 500 x 2,5. estou ficando preocupado,qual o remedio devo tomar, estou tomando kaosecmas não esta valendo de nada.

  7. já tomei floratil, já fui ao médico , fiz exames de fezes e não acusou nada.

    • Eu estava assim , fiz exame de colonoscopia com médico proctologista, detectou vermes e bactérias, receitou o vermífugo ANITTA, o qual é o suprassumo de todos os vermífugos , o problema foi resolvido.

  8. Estou com diarréia a quase 40 dias, as vezes evacuo 3 ou 4 vezes ao dia, mas geralmente sao 2 evacuaçoes diárias sempre muito líquida, nao sinto dores nem sai sangue. Nao to me alimento mal… Do nada ha mais de um mes so evacuo assim e estou achando muito estranho. Sera q alguem pode me ajudar???

  9. oi gostei muito muito obrigado q Deus abençõe .

  10. gostei muito e retrata a realidade…

  11. estou com muita dor na barriga
    e com diarreia o que devo toma

 Leave a Reply

(Obrigatóriol)

(Obrigatório e Verdadeiro)

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.