out 162010
 

O que é o Kefir?

O kefir é uma bebida obtida a partir da fermentação do leite com grãos de Kefir.  Esta bebida é muito utilizada pelos habitantes do cáucaso a muitos anos e podemos dizer que é uma tradição que vai passando de família para família e de geração para geração. Estas pessoas bebem o kefir em vez da água ( Kefir de água ) e tornam o leite em Kefir de leite. É comum encontrar pessoas com 100 a 150 anos de idade entre o povo caucasiano. Não conhecem problemas ou doenças que afectam grande parte da população mundial tais como a tuberculose, o cancro, acne, problemas de peso e não sofrem de problemas digestivos entre outors. Niguem sabe a origem exacta dos Grãos de Kefir mas os caucasianos afirmam que foi um presente de Alah (Deus)

Grãos de Kefir de Leite 

Onde posso encontrar ou comprar Grão de Kefir?

Os grãos de Kefir multiplica-se facilmente comforme se alimentam de lactose ou de açucar, por esta razão, é normal encontrar doadores de Grao de Kefir. Não é comum encontrar grãos de kefir a venda em supermercados ou em lojas, já que este é um microorganismo e morreria por falta de alimento se estiver armazenado.

Propriedades e Benefícios do Kefir para a nossa saúde

O kefir tem a capacidade de restaurar a vitalidade emocional, física e mental e também um grande aliado no controlo de peso corporal.

Podemos enumerar os principais benefícios do Kefir

  • Ajuda a eliminar problemas derivados a exposição a radiações como por exemplo exposição a monitores.
  • Ajuda na desintoxicação do nosso organismo de agentes tóxicos como Dióxido de Carbono.
  • Ajuda contra os distúrbios do sistema nervoso tais como depressão, ansiedade e  e insônia.
  • Restaura a micro-flora intestinal regularizando a digestão, optimo aliado para quem fez longos tratamentos com antibióticos
  • Reduz o colesterol e ajuda na recuperação de problemas cardiovasculares ( infarto, arteriosclerose)
  • Combate o mau odor corporal.
O Kefir tem sido utilizado em hospitais psiquiátricos na Alemanha e na Rússia com resultados espantosos. Também tem sido utilizado em  doentes com Sida com excelentes resultados graças a sua grande capacidade de aumentar a imunidade do corpo.
Em bebes e crianças é vital para o desenvolvimento de um aparelho digestivo saudável.
Comparação do tamanho dos grãos de kefir

O kefir emagrece?

O Kefir só por si não emagrece, mas ajuda nas pessoas que estejam a realizar dietas, reduzindo a necessidade de comer doces e assim tornando a dieta menos difícil.  Também ao dar mais vitalidade e vigor  ao nosso corpo ajuda-nos a fazer mais exercício físico e sentir menos necessidade de ingestão de calorias para compensar as perdas. Para quem quer perder peso recomendamos o Kefir de Água pois assim pode ser bebido em maiores quantidades.

Iniciando o uso de Kefir

Não começar com quantidades muito elevadas. Experimente meio copo, no primeiro dia e veja como se sente neste dia, avalie a sua aceitação digestiva no dia seguinte e só aumente a quantidade aos poucos e gradualmente, em um mês já se pode beber um litro de kefir de água, aumente mais aos poucos, conforme a sua finalidade. O aumento excessivo de gases intestinais é indício de dose muito elevada. Às vezes um mês sem kefir pode ser bom para esperar um melhor momento orgânico para eliminar efeitos de gases persistentes. Bom senso e auto observação a alterações  no corpo devem ser levados em conta. O kefir de água tem algumas propriedades com efeitos superiores ao kefir de leite. Pode-se tomar em muito mais quantidade (de 1 a 3 litros ao dia).

Receitas com Grão de Kefir

A Preparação do Kefir pode ser com agua ou leite, para fazer tratamentos é recomendado  o Kefir de Água ( para poder beber mais quantidade)  e o Kefir de Leite como complemento na alimentação.
O ideal é beber o  kefir de água  depois da ingestão de alimentos para ajudar o sistema digestivo  a absorver uma maior quantidade de nutrientes e vitaminas, mas também pode ser bebido   para acalmar a sede durante horas de maior calor. O kebir de leite pode ser bebido à noite antes de se deitar
Grãos de kefir de leite e grãos de kefir de água

Como Preparar o Kefir de água?

  1. Num recipiente de boca larga de vidro transparente sem cor adicione um litro de água mineral (a água não pode ser da rede pública porque o kefir é sensível ao cloro).
  2. Por cada litro de água adicione 2 ou 3 colheres de sopa com grãos de kefir  ( utilizar colheres de plástico )
  3. Adicione 3 colhes de sopa de açúcar mascavo ou melado de cana e mexa bem.
  4. Feche o recipiente de maneira que insectos não entrem na mistura, mas de maneira a deixar uma saída de ar, como por exemplo fazendo uns  furos na tampa ou fechando com um tecido perfurado ou papel-de-cozinha e um elástico.
  5. Deixar a temperatura ambiente durante 10 e 40 horas lembrando que os dias mais quentes aceleram a cultura os os mais frios retardam. ( A maioria das pessoas deixam por 24 horas )
  6. Coar com um coador de plástico ( nunca utilizar metais na cultura, o Kefir é sensível ao metal) e guardar em um recipiente igual ao utilizado no cultivo, conservar no  frigorifico por um período máximo de 5 dias.
  7. O seu Kefir de Água esta pronto para beber !!!

Como Preparar o Kefir de Leite?

  1. Num recipiente de boca larga de vidro transparente sem cor com capacidade para meio litro, adicionar 200 ml ou um copo de leite de vaca, cabra, ovelha ou soja a temperatura ambiente, nunca encher mais de metade do recipiente.
  2. Adicionar uma colher de sopa ou 20 gr de grãos de  Kefir (Usar uma colher de plástico)
  3. Fechar com um tecido poroso ou um guardanapo e um elástico de maneira a deixar entrar o ar e não os insectos.
  4. Deixar fermentar entre 12 e 24 horas.
  5. Mexer suavemente com a colher de plástico para homogeneizar e ser mais fácil de coar
  6. Coar com um coador de plástico (nunca espremer os grãos) e guardar num recipiente igual ao utilizado no cultivo, conservar no  frigorifico por um período máximo de 5 dias.
Podes, ainda, bater o líquido (sem os grãos) na batedeira com as frutas que preferires: morangos, bananas,  ananás, maça,   etc. Se quiseres deixá-lo mais suave, acrescenta um pouco de leite igual ao utilizado no cultivo.
Preparando o Kefir de Leite

Quando sei que o meu Kefir Morreu?

O kefir pode morrer se não se tiver os cuidados já aqui ditos. Sabes que morreu porque o cultivo apresenta um odor desagradável, semelhante a qualquer coisa apodrecida, nesta caso os grãos estão em putrefacção e não se devem consumir.

Como reutilizar os grãos de Kefir

Os grãos não só são reutilizáveis como também se reproduzem, em condições optimas podem duplicar a sua quantidade em 30 dias. Depois de coar o cultivo deve colocar os grãos numa nova cultura. Para uma boa conservação os grãos devem ser lavados em agua mineral uma vez por semana.

Observações na preparação do Kefir

  1. A higiene é fundamental na preparação do kefir
  2. Reserva os utensílios que usaste na preparação do kefir apenas para essa finalidade
  3. É normal os grãos boiarem devido a formação de gases na fermentação
  4. Os grãos utilizados no kefir de água podem ficar de cor acastanhada devido ao açúcar mascavado
  5. Quando preparares o kefir com leite de soja,  os grãos de kefir poderão parar de crescer, ou fá-lo-ão mais lentamente – não estranhes, é natural que tal aconteça
  6. Utilizar apenas leite de boa qualidade e dentro do prazo de consumo.
Video Demostrativo da preparação do Kefir de Leite

Video demostrativo de como adaptar o kefir de água para o leite

GD Star Rating
loading...
Kefir de leite ou Kefir de água, 4.2 out of 5 based on 6 ratings

  2 Responses to “Kefir de leite ou Kefir de água”

  1. kefir e bom pra rescem nascido?
    ou prejudica?

  2. FAÇO USO DO KEFIR DE LEITE E DE AGUA,SENDO QUE O DE AQUA PREPARO C LEITE DE SOJA DEIXO POR 24HRS FERMENTANDO E FICA MUITO GOSTOSO EU PESAVA 103QUILOS E EM 6 MESES ESTOU C 62QUILOS E MEIO SEM CONTAR Q MINHA SAUDE FISICA E MENTAL MELHORARAM BASTANTE …AH, ARRUMEI ATE UM MARIDO!!!!!!!

 Leave a Reply

(Obrigatóriol)

(Obrigatório e Verdadeiro)

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.