jun 072010
 

Este Nutriente é essencial para a saúde dos olhos e da pele e do sistema imunitário. Assim, o organismo necessita de níveis adequados de Vitamina A para evitar diversos problemas dos olhos, afecções da pele e um grande número de infecções.

O que é a Vitamina A?

A vitamina A, nutriente lipossolúvel, é armazenada no fígado. O organismo obtém parte da Vitamina A através das gorduras animais e produz outra parte no intestino a partir do betacaroteno e de outros carotenóides dos frutos e legumes. A Vitamina A está presente no organismo em vários compostos químicos,os retinóides, assim designados porque a vitamina é essencial à saúde da retina.


Como Actua a Vitamina A?

Esta vitamina evita a cegueira nocturna, conserva a pele e as células que revestem os tratos respiratório e grastrintinal e ajuda à formação dos dentes e ossos. Além disso, é vital para a reprodução, crescimento e desenvolvimento normais.

Principais Benefícios da Vitamina A

A Vitamina A é talvez mais conhecida pela sua capacidade de conservar a visão, em especial a nocturna, pois auxilia os olhos a ajustarem-se da luz forte à escuridão. Pode ainda aliviar a xeroftalmia, afecção comum em países em desenvolvimento que está especificamente associada a grave deficiência de Vitamina A.

Ao estimular a imunidade, a vitamina A aumenta a resistência às infecções, incluindo constipações, gripes e bronquites. Pode também combater o herpes simples e a zona, as verrugas, infecções dos olhos e as infecções da vagina por leveduras, e mesmo, talvez, ajudar a dominar as alergias. Esta vitamina pode ajudar o sistema imunitário a combater os cancros da mama e do pulmão e melhorar as taxas de sobrevivência nos doentes com leucemia; além disso, estudos sobre animais sugerem que ela inibe o melanoma, forma grave de cancro da pele. Outro benefício para os doentes de cancro é que a eficácia da quimioterapia pode ser reforçada se o organismo possuirbons níveis de Vitamina A.


Onde encontramos a Vitamina A?

A vitamina A está presente no peixe, gemas de ovo, manteiga, miudezas como o fígado (90g fornecem mais de 2500 mcg ) e leite fortificado. Fruta e legumes amarelos, alaranjados e verde escuros possuem grandes quantidades de betacaroteno, que o organismo converte em Vitamina A quando necessita.


 Leave a Reply

(Obrigatóriol)

(Obrigatório e Verdadeiro)

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.