mai 162012
 
Dicas para deixar de ressonar ou roncar

O que causa o ressonar ou roncar?

O ressonar é um ruído que uma pessoa faz ao respirar que é provocado pelo vibrar das estruturas moles da garganta e da boca à passagem do ar. Existem muitas causas possíveis para o ressonar como por exemplo o excesso de peso, favorece a tendência para ressonar devido ao fato de o tecido adiposo comprimir as vias respiratórias. O consumo de álcool antes de se deitar para dormir é outro fator já que provoca o relaxamento dos músculos da garganta. Qualquer congestão nasal também causa o ressonar, já que interfere com o fluxo de ar nas vias respiratórias. Outras causas conhecidas são a hipertrofia das amígdalas e adenóides, desvio do septo nasal, o tabagismo e consumo de medicamentos sedativos.

Dicas para deixar de ressonar ou roncar

O ressonar pode trazer problemas familiares

Dicas para parar de ressonar ou roncar

Se você ressona, de certeza que consegue dormir melhor do que quem partilha a cama consigo. O ressonar pode desequilibrar a harmonia familiar, para evitar tal situação experimente aplicar as medidas preventivas que aqui lhe sugerimos. Por vezes,  pode bastar mudar a sua posição ao dormir, mas para muitas pessoas são necessárias soluções mais radicais.

  1. Dormir de lado pode evitar o ressonar. Deve evitar dormir deitado de costas já que nesta posição a base da língua, o palato mole e a úvula descontraem-se contra o fundo da garganta, perturbando a passagem do ar no trato respiratório.
  2. Desentupir o nariz pode evitar o roncar. Se o ressonar é provocado por congestão nasal, experimente tomar um descongestionante antes de se deitar.
  3. Use tiras nasais anti-ressonar. Funcionam abrindo as fossas nasais e facilitando o fluxo de ar. Com certeza que as tiras nasais não são muito estéticas, mas são mesmo muito eficazes.
  4. Elixir oral anti-ressonar. Em um copo de água fria adicione 1 gota de óleo essencial de hortelã-pimenta e gargareje sem engolir. Ajuda a contrair os tecidos do nariz e da garganta. Este tratamento para deixar de ressonar é particularmente eficaz contra o ressonar temporário provocado por uma constipação ou alergia.
  5. Durma com um colarinho cervical. Poderá parecer um exagero. mas há quem use um colarinho cervical (do tipo que usam as pessoas com lesões na região cervical) para deixar de ressonar, ao manter a cabeça direita e o queixo levantado, com a garganta bem direita e as vias respiratórias abertas. Podem ser compradas em qualquer farmácia.
  6. Redobre a limpeza do quarto. Para evitar ressonar causado por alergias, terá que reduzir ao máximo os alergénicos do quarto (pó, pêlo de animais, bolores) aspirando muito bem o chão e as cortinas. Mude também os lençóis e as fronhas com mais frequência.
  7. Evite refeições pesadas e bebidas alcoólicas à noite. Devem ser evitadas nas três horas que antecedem a sua ida para a cama. Tanto as bebidas alcoólicas como refeições pesadas fazem com que os músculos e tecidos da garganta de descontraiam provocando o ressonar ou roncar.
  8. Emagrecer para deixar de ressonar. Em algumas pessoas basta perder peso para deixar de ressonar, já que assim se alivia alguma eventual constrição das vias respiratórias superiores.
  9. Deixe de fumar. O fumo do tabaco irrita as mucosas das vias respiratórias, além de fazer inchar a garganta, estreitando ainda mais o canal respiratório.
  10. Controle o nível de humidade do quarto. O ar seco pode contribuir para o ressonar. Colocar um humidificador no quarto poderá ajudar a manter a humidade das vias respiratórias.
Ressonar é um ruido feito nas vias respiratórias

O ressonar

 

Eu ressono, será que devo ir ao médico?

O ressonar normal não requer qualquer medida especial, as dicas aqui deixadas são na maioria das vezes suficientes para diminuir ou eliminar este problema. Em contrapartida consulte o seu médico se o seu ressonar é excessivo e permanente e se o deixa com a sensação de não ter descansado quando se levanta, com dores de cabeça ou sonolência. O ressonar ou roncar pode ser um sintoma da apneia do sono. Neste caso, o ruído é interrompido por breves períodos sem respirar, dos quais a pessoa não sente, mas podem ser notados pelo parceiro.

 

 


  4 Responses to “10 dicas para deixar de ressonar ou roncar”

  1. meu filho tem 13 anos e ronca muito oque eu faço ???

  2. minha mae ronca bastante como posso ajuda-la? obrigada.

  3. Eu posso informar do meu caso.
    Fui operado às vias nasais e tirei um pólipo, e não resolveu nada, hoje praticamente mantenho o mesmo problema.
    Se alguém souber outros meios e me poder ajudar agradecia

    • Ok eu fiz os dois testes do sono , e neste momento estou usando a mascara pra dormir, estou usando mais ou menos 3 semanas, o medico disse pra eu usar durante 2 meses apos isso eu volto la com o chip q a maquina tem e ele coloca no pc e vai ver como tem sido as minhas noites, tbm falou se nao resultar cirurgia mas sinceramente nao estou pra ai virada, alem disso esta semana voltei a ressonar entao ja nao sei o q fazer.Boa sorte.

 Leave a Reply

(required)

(required)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.