jan 132012
 

Saiba  que deve fazer para evitar ou tratar a má circulação do sangue

Quem sofre de má circulação do sangue deve mexer-se muito, fugir do calor, evitar as gorduras saturadas, comida salgada e bebidas alcoólicas, ingira mais alimentos ricos em antioxidantes e, o mais importante, deixar de fumar imediatamente. São alguns truques mas populares para que os 5 litros de sangue que temos, circulem livremente pelo todo o corpo.

Varizes, cansaço, flebites, sensação de peso, pernas inchadas e dores  são alguns dos sintomas da  má circulação de retorno, ou seja, aquela que flui pelas veias em direcção ao coração.

Estes problemas, não são graves na maioria das pessoas, mas sim muito mas muito  incómodas. No entanto, se não forem tratadas a tempo, podem evoluir para complicações muito mais graves e reduzir a qualidade de vida. Quando a má circulação afecta as artérias (que levam o sangue do coração para o resto do corpo), as consequências podem ser ainda piores.

Como prevenir, evitar e tratar a má circulação do sangue

Levantar as pernas é benéfico para tratar a má circulação do sangue

Estes sintomas são mais incómodos no Verão, por causa do calor, os problemas de circulação são, quase sempre, esquecidos ou ignorados durante os meses mais frios. Não caia nesse erro e siga estas simples, mas eficazes dicas para prevenir a má circulação sanguínea.

  1. Vista roupa confortável:  evite as peças de roupa que apertem os músculos das pernas, comprimam a cintura  ou mesmo os sapatos ou ténis apertados, já que  dificultam a circulação do sangue.
  2. Comer alimentos ricos em fibras: elas ajudam a fazer uma boa digestão, o que evita o aumento de pressão abdominal, a debilitação das paredes das veias e assim reduz o risco de sofrer de prisão de ventre, varizes e hemorróidas.
  3. Levantar as pernas: Levantar um pouco as pernas enquanto se está sentado ou mantê-las elevadas por alguns minutos quando se deita na cama, ajuda a um bom retorno do sangue nas veias.
  4. Fazer exercício regularmente: fazer exercício físico é muito benéfico para prevenir a má circulação do sangue uma vez que os músculos, ao serem exercitados, actuam como corações secundários que comprimem as veias e empurram o sangue para a  parte superior do corpo.
  5. Prefira alimentos com gorduras poli-insaturadas: ao contrário das gorduras saturadas, presentes nos lacticínios e nas carnes bobinas, estes lípidos reduzem a viscosidade do sangue, aumentando a fluidez da corrente sanguínea. Também ajudam regular a pressão arterial, a vasodilatação e a coagulação.
  6. Mantenha-se bem hidratado: beber entre 2 a 3 litros de água por dia para aumentar a eliminação de toxinas e melhorar a circulação. Para evitar a circulação do sangue nas pernas, beba três chávenas por dia de uma tisana à base de 20 g de trigo sarraceno, 20 g de flores de arruda secas e 20 g de flores de sabugueiro secas.
  7. Evite o calor excessivo: o calor intenso ou muito prolongado prejudica a circulação do sangue, já que fomenta a vasodilatação dos capilares, que pode originar cansaço, sensação de peso, inchaço  e dor nas extremidades.
  8. Massagens relaxantes:  as massagens relaxantes, a técnica não é importante,  favorecem a circulação sanguínea e também melhora a irrigação dos tecidos.
  9. Usar meias elásticas: usar diariamente meias elásticas de compressão ajuda e melhora a circulação sanguínea de retorno, uma vez que ajuda o sangue a subir até ao coração.
  10. Deixe de fumar:  fumar provoca má circulação do sangue, porque a nicotina contida no cigarro danifica as artérias e favorecem o aparecimento de varizes.

GD Star Rating
loading...
10 Dicas para prevenir e tratar a má circulação do sangue, 4.5 out of 5 based on 200 ratings

  11 Responses to “10 Dicas para prevenir e tratar a má circulação do sangue”

  1. Todas as matérias sã bem legais!

  2. achei otimo por favor mande mais informaçoes estou pre diabetica preciso de umas dicas

  3. Sofri um acidente automobilístico em outubro de 2012, onde tive fraturas em toda a perna direita. Atualmente, estou com fixador externo na tíbia direita e, sempre que coloco o pé o chão, o sangue desce todo e meu pé fica completamente dormente, o que me prejudica muito na hora de andar com as muletas, pois não sinto firmeza pra tirá-lo do chão. O que fazer pra melhorar essa dormência?

  4. Gostaria de receber mais informações sobre saúde e principalmente sobre má circulação e dicas até mesmo caseiras e importantes para esse transtorno pelo qual eu passo e está cada vez mais agravando-se mesmo depois de ter sido operada. Obrigada desde já pela atenção! Gostaria de receber tais informações via e-mail! Grata! Sou adepta de remédios caseiros e acredito muito na força da natureza…Abraços!!

  5. eu sinto muito dor nas pernas, do joelho para baixo, muita dor nos pés,posso fazer o cha de alho em casa?

  6. Estou satisfeita com a materia. Gostaria de recebe-la via e-mail. Obrigado!

  7. Gostei bastante dos procedimentos a serem feitos para minimizar a má circulação sanguínea. Estou com problemas dessa natureza, pois, os meus pés estão roxos (pretos). Indicaram-me até um “vascular”.
    Grata, pelas informações, dicas.
    Um abraço.Magalyr

  8. EU GOSTEI MUITO VOCÊIS ESTÃO DE PARA BENS. GOSTARIA DE RECEBER ESTÁ MATÉRIA VIA EMAIL, DESDE JÁ AGRADEÇO PELA ATENÇÃO.

  9. MATERIAL MARAVILHOSO…MEUS PARABENS,PARA MIM E MUITO ESCLARECEDOR LER SOBRE ESSA DOENÇA, EU TENHO A MESMA EM FORMA,LINFEDEMA,EU QUERIA APRENDER MAIS SOBRE ESSE CHA. ME ENFORMARAM QUE NAO TEM CURA, MAIS E SIM TRATAMENTO QUE AMENISAM O PROBLEMA,MUITO OBRIGADO PELA MATERIA. OBS;PROMETO LER O [ REMEDIOS,CASEIROS E NATURAIS]

  10. Gostei muito da matéria e gostaria de te-lo para mim e assim poder fazer o tratamento corretamente.
    Obrigada

  11. Quero receber esta matéria por email.
    Obrigada.

 Leave a Reply

(Obrigatóriol)

(Obrigatório e Verdadeiro)

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.