dez 182012
 

Conheça as causas mais comuns da queda de cabelo

A queda de cabelo pode ser causado por vários fatores, algumas são causas ocasionais e requerem poucos cuidados ou preocupação mas outras são causas normais do dia a dia e é com essas que nos devemos preocupar e aplicar um tratamento natural para a queda de cabelo. No entanto também pode ser causado pela hereditariedade, já que se for queda de cabelo por causas genéticas (alopecia androgênica) poucos pode ser feito. Se o seu pai sofre de  alopecia (queda de cabelo) é muito provável que venha a sofrer deste problema num futuro imediato. Mas se acha que não sofre de queda de cabelo por causa da genética, então tenha mais cuidado com os outros fatores que podem causar a alopecia.

Homem com queda de cabelo

Conheças as causas da queda de cabelo

 

Queda de cabelo por causas genéticas (alopecia androgênica)

A alopécia androgênica popularmente chamada de calvície masculina é uma manifestação fisiológica que ocorre em pessoas do sexo masculino que são geneticamente predispostos levando à “queda dos cabelos”. A herança dos genes pode vir tanto da parte do pai como da mãe.


Queda de cabelo causada pela glândula da tiroide

Sabe-se que o mau funcionamento da glândula tiroide pode causar queda de cabelo. Existem dois tipos de distúrbios na tiroide, o hipotiroidismo (subprodução de Tiroxina) e hipertiroidismo (sobreprodução de Tiroxina) e qualquer um deles pode ser causa de queda de cabelo. Em alguns casos a queda de cabelo é mínima, mas em algumas pessoas pode ser bastante severa. Normalmente esta queda de cabelo é, felizmente, reversível fazendo um tratamento adequado.

Queda de cabelo causado por infecções do couro cabeludo

Algumas infecções como a dermatofitoses ou dermatomicoses podem afetar a pele do couro cabeludo e o cabelo, provocando queda de cabelo. Depois de fazer um tratamento para as infecções citadas, o cabelo volta a crescer normalmente.

Queda de cabelo causado por stress

Algumas pessoas de queda de cabelo repentina e difusa após uma situação traumática como por exemplo a perda de um familiar, um acidente, violência, problemas no trabalho, problemas conjugais ou outro qualquer acontecimento traumatizante. A causa desta tipo de queda de cabelo é que os folículos capilares, após um acontecimento traumatizante, entram na fase de repouso antes do tempo, o que leva a que uma forte queda de cabelo se faça sentir três meses após o acontecimento.

Queda de Cabelo feminino causado pelo pós-parto

O pós-parto é a causa mais comum para a queda de cabelo nas mulheres (queda de cabelo feminino). Quase sempre se manisfesta aos 3 meses após o parto, muitas mulheres sofrem de queda de cabelo, causadas pelas súbitas mudanças na quantidade de hormonas durante a gestação. Existem alguns estudos que indicam que 20% das mães sofrem de queda de cabelo feminino após o parto e outros apontam um número superior, perto dos 45%. Mas a grande maioria das mulheres  voltam a ter o cabelo  normal ao fim de  12 meses após o parto.

Queda de cabelo feminino resultante do uso da pílula contraceptiva

Tomar a pílula contraceptiva afeta os níveis hormonais do corpo, esta variação pode afetar o normal crescimento do cabelo e como consequência pode causar queda de cabelo feminino. O cabelo pode ficar fraco devido às hormonas de progesterona presentes em algumas pílulas contraceptivas. Este tipo de queda de cabelo feminino é semelhante ao padrão de calvície ou Alopecia androgenética. No entanto, se deixar de tomar a pílula também pode sofrer de queda de cabelo, semelhante ao que ocorre após o parto, devido à queda dos níveis hormonais, mas neste caso será momentâneo até a estabilização das hormonas.

Queda de cabelo causado por uma alimentação pouco equilibrada

Dietas inadequadas e com baixo teor de proteínas ou hábitos alimentares incorretos, pode ser a causa da queda de cabelo. Quando isso acontece, o corpo armazena proteínas que faz com os cabelos que estão a crescer  fiquem em fase de repouso. Uma forte queda de cabelo pode acontecer dois ou três meses depois.

Queda de cabelo por causa de medicamentos

Alguns medicamentos podem causar uma queda temporária de cabelo. Normalmente são os medicamentos usados para tratar a gota, a artrite, a depressão, problemas de coração, hipertensão ou hipotensão. Deixamos o nome de alguns medicamentos que têm como efeito secundário a perda de cabelo:

  • Heparina  usada para tornar o sangue mais fino;
  • Coumarina  usada para tornar o sangue mais fino;
  • Gemfibrozil usado  para baixar o colesterol;
  • Alopurinol usado para o tratamento de gota;
  • Clofibrate usado para o tratamento para baixar o colesterol;

 

 


Recomendamos a leitura do nosso artigo  remédios caseiros para a queda de cabelo  http://www.remedios-caseiros.com/remedios/remedio-caseiro-contra-queda-de-cabelo.html


GD Star Rating
a WordPress rating system
Queda de cabelo | Causas, 3.7 out of 5 based on 3 ratings

 Leave a Reply

(Obrigatóriol)

(Obrigatório e Verdadeiro)

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.