jan 302013
 

As rachaduras no pênis podem ser causadas pela balanite, candidíase peniana ou balanopostite.

Dizemos que um homem tem balanite quando existe uma inflamação ou inchaço da cabeça do pênis ou glande e também pode ser acompanhada de vermelhidão. Por sua vez a balanite pode ser causa e/ou sintoma de balanopostite.

Este problema não é exclusivo de homens adultos, também existe a balanite em bebés que tem como principal sintoma vermelhidão no pênis e que é causada pela dermatite da fralda.

A balanite traz problemas no casal

Uma boa higiene evita a balanite

 


Quais são as causas da balanite?

As causas da balanite podem ser variadas, desde uma pequena irritação ou alergia a um preservativo que pode causar inchaço no pênis, até uma infeção causada por bactérias ou fungos. Podemos listar algumas das causas conhecidas:

  • Alergia a produtos de higiene íntima, pode causar inflamação da glande e coceira no pênis;
  • Trauma ou lesão no pênis, pode ser causado por um pontapé ou outros;
  • Infeção no pênis causada por bactérias ou fungos, chamada de candidíase masculina e para além de inflamação também pode causar cortes ou rachaduras no pênis, vermelhidão e coceira;
  • Não lavar adequadamente o pênis, deve-se retrair o prepúcio para fazer uma limpeza correta, esta é a causa mais comum em homens não circuncidados;
  • Lavagem excessiva da área genital, se feita com um sabão, pode provocar inchaço e aparecimento de cortes;
  • Homens com diabetes, a diabetes aumenta a probabilidade de balanite.

 

As rachaduras no pênis são sintomas de balanite?

Não propriamente, mas uma coisa pode levar a outra. Se neste momento você tem rachaduras ou cortes no pênis, muito provavelmente também tem uma inflamação. A balanite aparece antes da candidíase peniana, que provoca as rachaduras e fissuras, vermelhidão e coceira no pênis. Se a balanite for tratada de imediato ela não evolui para balanopostite peniana.

 

Como evitar ou prevenir a balanite?

A melhor maneira de prevenir  a balanite e ter uma correta higiene da glande do pênis, fazendo lavagens pelo menos 2 vezes ao dia e sempre imediatamente a relação sexual, seja ela vaginal, anal ou oral. Para uma correta limpeza do pênis deverá retrair o prepúcio para assim poder eliminar todas as secreções e fluidos acumuladas por baixo.

Também deve evitar a utilização de produtos de higiene muito fortes, já que estes podem fazer uma reação alérgica ou destruir a flora bacteriana normal que existe por baixo do prepúcio.

Tratamentos com remédios caseiros para a balanite

O tratamento da balanite pode ser feito em casa com produtos naturais e remédios caseiros, no entanto se você sofrer deste problema repetidamente, o melhor será visitar um médico já que vai precisar de tomar antibiótico.

  • Tratamento para a balanite usando vinagre:  um bom remédio caseiro para a balanite e fazer banhos de assento com água morna e vinagre, por cada litro de água adicione 8 colheres, faça (sopa), durante 15 minutos 3 vezes ao dia.
  • Tratamento para a balanite usando iogurte natural:  depois de tomar banho ou fazer uma correta lavagem do pênis, aplique um pouco de iogurte natural sobre a glande. faça isto a cada 4 horas se possível até os sintomas desaparecerem.  Também pode ser usado como remédio caseiro para as rachaduras no pênis.

Nos casos de balanite em bebés, não tente nenhum destes tratamentos, o melhor será consultar o seu pediatra.


 


GD Star Rating
loading...
Inflamação e rachaduras no Pênis | Balanite, 4.5 out of 5 based on 111 ratings

  14 Responses to “Inflamação e rachaduras no Pênis | Balanite”

  1. Ola bom dia eu sou diabetico e o meu problema e que a pele do meu penis fica rececada e da rachaduras na ponta… chega a cortar caso eu tenha relaçoes com minha esposa… tem como resolver?

    • Tenho o mesmo problema que você. Isso acontece pq sua urina está muito alcalina (ácida). Você deve procurar um especialista em diabetes (endócrino) para baixar seu nível de açúcar do sangue. Quando isso ocorrer, as inflamações vão sumir, em aprox. 4 semanas. Mas se o nível de açúcar subir novamente, o problema reaparece. Portanto, controle constante de glicose.

    • Pessoal acho que o problema é na hora de lavar o pênis, eu quando mais novo nunca tive isso, sendo que aqui em casa meu pai tinha e ele começou a usar um sabonete mais fraco pro banho, da marca francis, que não tem tanto perfume, e as rachaduras e odores sumiram e não voltaram, recentemente comecei a namorar e usando sabote da casa dela de outras marcas começou com o problema em mim, após conversar com a minha mãe ela explicou o caso do meu pai, e então tomei mais cuidado com o banho e usando apenas uma marca de sabonete mais fraca com menos cheiro enfim, algumas vezes eu lavava até com sabonete liquido para as mãos e após isso começa a arder e aparecia as fissuras.. o problema é que pessoas são mais sensiveis uma especie de arlegia..

  2. quando eu tenho relação com a minha mulher, depos que eu termino meu pennes começar a ficar enchado la dento da camada fina do pennes e fica uma bolata,o que e isso?

  3. Estou muito preocupado, fiz relação com o meu namorado, eu fui o ativo, assim que acabamos de ter a relação a parte de baixo da cabeça do meu pênis inchou e eu amostrei pra ele no banho, dormimos e quando acordei tinha desinchado, porém está todo cortado e ardendo um pouco, estou preocupado o que pode ser?

  4. No meu caso,o glande aparece vermelho com uma coceira,mais depois de um banho o vermelhao e a coceira desaparece.

  5. ola eu tenho diabete e o meu penis fica rachado e muito fragil quando faço sexo com minha esposa, as vezes some e logo logo aparece de novo, qual melhor remedio para mim tomar?

  6. No meu caso, tenho na abertura do pênis, um vermelhidão contornado-o em volta, mas não sinto ardência nem nada ao urinar, e cheira um pouco mal pois tenho fimose e isso atrapalha.

  7. gostei das info foram mto uteis

  8. aparceo um vermelhao no meu penis e coceira com uma asaduras que deve se isso

  9. Legal uma dica

  10. Bom artigo.. no meu caso eu tenho rechaduras no ”prepúcio” sempre melhora mas depois volta ao ter algumas relações sexuais.. já fui no urologista mas quando fui ele disse que estava normal e que a postectomia custaria em torno de 1,8 mil.. acho que só a postectomia me trará a paz e felicidade de volta..

  11. show de bola nota10 para todos

 Leave a Reply

(Obrigatóriol)

(Obrigatório e Verdadeiro)

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.