out 222009
 

A cárie dentária é uma lesão que se instala à superfície do dente e produz uma forte dor de dente, e  se não for combatida, destrói o esmalte do dente e evolui progressivamente para o interior, atingindo a dentina e a raiz do mesmo e cujas causas não são bem conhecidas. O esmalte (revestimento do dente) começa a degradar-se, em seguida, atinge as estruturas vitais da polpa e o nervo do dente mais atingidos são os molares.

Sintomas de uma Cárie  Dentária

Quando temos uma cárie no dente, apresentamos os seguintes sintomas:

  • Dor de dente após a primeira fase e em resposta ao contacto com alimentos frios ou quentes, doces ou ácidos. Geralmente intensifica-se a pressão exercida sobre o dente.
  • A mastigação torna-se deficiente dificultada pela dor no dente, engolem-se fragmentos de alimento maiores que determinam problemas digestivos e sobrecarregam o estômago na digestão.
  • Dor latejante coincidindo com a pulsação. Depois dor lancinante, mais aguda, que resulta do abcesso propriamente dito. A dor pode irradiar para o ouvido e surge o edema da face do lado correspondente.
Tratamentos naturais para a dor de dente

O dor de dente pode ser aliviada com produtos naturais

Como Prevenir a Cárie Dentária

As medidas preventivas contra a cárie dentária são:
Redução de ingestão de açucares refinados, substituindo os lanches doces por fruta e por nozes.
Fluoretação: aplicação de flúor desde o nascimento até aos 10 anos e limpeza diária da boca com uma escova de dentes. A limpeza dos dentes é o factor básico para conservá-los sãos. A escovagem dos dentes após cada refeição destina-se a destruir mecanicamente a placa bacteriana e escovam-se os dentes tanto na face externa como na face interna dos dentes, o céu-da-boca e a língua para remover bactérias.
A melhor prevenção é a que se faz desde a infância, com dietas ricas em flúor, cálcio, fosfatos, ou seja, bebendo muito leite. O consumo de cereais integrais, pelo seu conteúdo em fibras, obriga a um exercício de mastigação que fortalece a dentadura. Mastigando cenouras cruas obriga ao mesmo exercício de mastigação que fortalece a dentadura.
Os seguintes produtos devem ser eliminados: açúcar branco e amarelo (rebuçados, caramelos, pastilhas, chupa-chupas, etc.); chocolates de consistência pastosa que se pega aos dentes; refrescos (costumam conter substâncias acidificantes como o ácido fosfórico e açúcar e ambos são nocivos ao esmalte).


Tratamento com Produtos Naturais para a dor de Dentes

  • Tomilho- Infusão: 1 saqueta para uma chávena de água a ferver.Deixe repousar durante 5 minutos. Retire a saqueta do tomilho e deixe arrefecer. Bocheche 3 vezes ao dia.
  •  Maravilhas- Infusão: deite 5 g de flores secas num litro de água a ferver. Deixe repousar 5 minutos, filtre e deixe arrefecer. Faça gargarejos e bochechos 3 vezes por dia.

Plantas para aliviar a dor de dentes

  • Cravinho: esfregue uma gota de óleo de essência de cravinho no dente afectado, 3 vezes por dia, durante 3 dias. Tem acção analgésica e anti-septica.
  • Alfazema- infusão: coloque 3 g de folhas secas numa chávena de água a ferver.Deixe repousar 10 minutos, filtre e deixe arrefecer. Faça bochechos 3 vezes ao dia.
  • Hortelã- pimenta- infusão: 1 colher de sobremesa de folhas secas para 150 ml de água a ferver. Deixe a repousar 15 minutos e filtre. Quando a infusão estiver morna, faça bochechos 3 vezes ao dia.

GD Star Rating
loading...
Cárie dentária e dor de dentes, 4.4 out of 5 based on 14 ratings

  5 Responses to “Cárie dentária e dor de dentes”

  1. meu dente n tava doendo nada eu so mechi a cabeça e de repente começou a dor e eu n tenho cravo nem alfazema e nem nada

  2. Gostei das dicas

  3. amei as dicas de saúde caseira.
    Parabens!!

  4. nesse caso é aconselhável ir ao dentista anónimo

  5. Meu dente doí e tem carie, esta sangrando muito, não para de sangrar, já passou umas 2h e ainda esta sangrando! o que faço?

 Leave a Reply

(Obrigatóriol)

(Obrigatório e Verdadeiro)

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.