Skip to content
Remédios Caseiros

10 Tratamentos naturais para ter colesterol bom

remedios caseiros para o colesterol

O colesterol alto ou ruim normalmente é efeito de uma vida sedentária e pouco saudável como por exemplo a pouca realização de exercício físico e uma alimentação pouco equilibrada e rica em gorduras saturadas que afetam o correto funcionamento do organismo.

O colesterol não deve nem pode ser eliminado do nosso organismo, já que ele é necessário para o bom funcionamento do corpo, este colesterol necessário é o chamado colesterol bom. Ele é uma substância que se encontra no nosso sangue e que é essencial na manutenção e construção  das membranas das células e é o responsável pela transformação da luz solar em Vitamina D.

Mas quando temos níveis muito altos no sangue, pode causar problemas no equilíbrio do organismo, já que o colesterol se acumula nas paredes arteriais afetando todo o sistema cardíaco.

As causas mais comuns que provocam um colesterol alto é o consumo de álcool em excesso, a obesidade, o tabaco e a pouca actividade física, todas estes fatores podem levar ao aparecimento de colesterol ruim no corpo, mas também pode ser causada por outras doenças como a diabetes, doenças nos rins e a hipertensão arterial. O normal envelhecimento do corpo humano também pode ser um factor que causa o colesterol, já com o envelhecer do nosso corpo as nossas artérias tendem a diminuir.

Muita gente se pergunta, quais são os níveis normais de colesterol? Os níveis normais para que o organismo funcione correctamente, ou seja colesterol bom, deve situarse por baixo 200 mg por cada decilitro de sangue, Tudo o que for acima desse valor já é considerado colesterol alto. Se ultrapassar dos 240 mg/dl então já um caso colesterol bastante grave e quando chega a esse ponto o melhor será mesmo consultar um especialista o mas rápido possível.

No entanto também é nocivo para a saúde um ter o colesterol baixo, já que o organismo precisa de uma certa quantidade mínima para poder funcionar de forma equilibrada, até que as pessoas com baixo colesterol são as que desenvolvem mais doenças cardíacas.

Tratamentos naturais para obter um colesterol bom

Sabendo isto, vejamos então os 10 melhores tratamentos naturais para ter, nem baixo nem alto mas sim, um  colesterol bom:

 

remedios caseiros para o colesterol
10 tratamentos naturais para o colesterol

1º Coentro para reduzir o colesterol total

Os cientistas demonstraram que coentro ajuda a reduzir o colesterol total, colesterol LDL (“mau”)  e triglicéridos. Como bónus as sementes de coentro também ajudam  e  no tratamento da diabetes.

  1. Adicione duas colheres de sopa de pó de semente de coentro um copo de água.
  2. Ferva a mistura e,  de seguida, coe.
  3. Beba uma ou duas vezes por dia. Você pode adicionar um pouco de açúcar para assim poder usá-lo como um substituto para o chá.

Se você não tem pó de semente de coentro, então é só pegar as sementes de coentro e deixar alguns dias ao sol até ficar secas e depois moer até ficar em pó.

 

2º Tratamento natural para o colesterol usando cebolas vermelhas

As cebolas vermelhas são benéficas no tratamento natural do colesterol alto. Cientistas de Hong Kong descobriram que ajudam a diminuir o colesterol ruim e aumentar os níveis de colesterol bom . Este, por sua vez, reduz o risco de desenvolver doenças cardíacas.

  • Misture uma colher (chá) de suco de cebola junto com uma colher (sopa) de mel. Beber uma vez por dia.
  • Também deve incluir a cebola vermelha  em sua dieta diária, para assim ser mais fácil baixar o colesterol alto.

3º Vinagre de maça para baixar o colesterol total

O vinagre de maçã ajuda a baixar colesterol total  e os  triglicérides. Além disso, é um excelente remédio caseiro para um grande número de doenças, incluindo refluxo ácido, pressão arterial elevada, gota, infecções das vias respiratórias superiores, e outras.

  1. Misture uma colher (chá) de vinagre de maçã em um copo de água.
  2. Beba isso duas ou três vezes por dia durante pelo menos um mês.

Você pode aumentar gradualmente a quantidade de vinagre de maçã a duas colheres de sopa por copo. Se você não gosta do sabor do vinagre de maçã, você pode misturá-lo com suco de laranja fresco, suco de maçã, suco de uva ou outros sucos de frutas.

4º Suco de laranja

Beber três xícaras de suco de laranja fresco todos os dias pode ser uma grande ajuda na redução dos níveis de colesterol no sangue, de uma forma natural, porque é rico em vitamina C, ácido fólico e flavonóides.

Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition descobriu que beber 750 ml de sumo de laranja puro diária pode aumentar o colesterol HDL e triglicéridos e diminuir a relação LDL / HDL em pacientes com hipercolesterolemia.

Suco de laranja fortificado com esteróis é ainda melhor. Estudos têm mostrado que cerca de 3 gramas de fitosteróis por dia pode ajudar a reduzir o colesterol total, até 11% e LDL em até 15%. Portanto, você deve beber dois copos de suco de laranja fortificado com esteróis vegetais por dia.

5º Castanha da índia é benéfica para o colesterol alto

A castanha indiana atua como um agente hipolipidémico natural, o que significa que promove a redução das concentrações de lipídios no plasma sanguíneo. Um estudo publicado no Jornal Internacional de Ciência e Pesquisa em Saúde Medica revelou que esta fruta tem anti-hiperlipidémicos, anti-aterogênica e efeitos hipolipemiantes.

  1. Misture uma colher  (chá) de pó de castanha da índia em um copo de água morna, não tiver em pó, basta assar a castanha da índia muito bem, ate ficar dura e depois é só moer ate ficar em pó.
  2. Beber diariamente na parte da manhã com o estômago vazio.

 

castanha da índia
Castanha da índia é bom para o colesterol alto

 

6. O óleo de coco

Embora seja um pouco polémico, o óleo de coco é considerado um remédio benéfico para o colesterol alto, embora seja uma gordura saturada. O óleo de coco contém ácido láurico, que ajuda a aumentar o HDL (“bom”) colesterol e melhorar a relação LDL / HDL.

Adicione uma quantidade moderada de óleo de coco orgânico na sua dieta diária. Você pode ingerir uma ou duas colheres (sopa) de óleo por dia. Não use óleo de coco refinado ou processado.

7º Comer aveia ajuda a reduzir o colesterol alto

Desfrutar comendo uma tigela de aveia é uma maneira fácil e eficaz para reduzir seus níveis de colesterol alto. A aveia está cheia de fibra solúvel reduz a absorção de colesterol e reduz os níveis de colesterol ruim.

Uma xícara e meia  de aveia cozida ou uma xícara de farelo de aveia contém cerca de três gramas de fibra solúvel, beta-glucana. Você também pode adicionar frutas como maçãs, bananas, morangos e nozes à sua aveia para benefícios adicionais de saúde.

 

8º Alimentos ricos em ômega-3

Os óleos de peixes gordos como a cavala, atum, truta, arenque, salmão, anchova, sardinha, e similares estão cheios de ácidos  ômega-3. Eles ajudam a reduzir triglicérides (gorduras no sangue) e prevenir doenças cardíacas.

Consumir cerca de  quatro gramas de óleo de peixe por dia. Se você adotou uma dieta vegan ou vegetariana, então você deve incluir as sementes de linho, que também são ricos em ômega-3 em sua dieta.

 

9. Arroz vermelho

O arroz vermelho contém compostos conhecidos como monacolins que atuan inibindo a síntese de colesterol e, portanto, ajudam a reduzir o colesterol alto. Este  arroz que é fermentado pela levedura vermelha (Monascus purpureus). Por milhares de anos, tem sido utilizada na China para fins medicinais. Você pode obter comprimidos de arroz vermelho em farmácias e lojas de produtos naturais.

Deve incluir o arroz vermelho na sua dieta diária para assim ajudar a combater o colesterol alto.

 

arroz vermelho
Arroz vermelho combate o colesterol ruim

 

10º Frutos secos ajudam a combater o colesterol alto

Nozes, amêndoas, castanhas, amendoins, avelãs, pistache  e outros frutos secos e sementes são úteis para controlar o colesterol alto, porque eles são ricos em esteróis vegetais e fibras. As nozes, em particular, são excelentes para ajudar os níveis de colesterol total e triglicérides.

Então, agora você tem uma boa razão para desfrutar de um punhado de deliciosas castanhas assadas, mas não exagere. Além disso, aumentar a ingestão de grãos integrais e outros alimentos ricos em fibras.

Junto com esses remédios caseiros é essencial adotar uma dieta e estilo de vida saudável. Eliminar as gorduras  na sua dieta; porque aumentam LDL (colesterol “mau” ) e baixam o HDL (colesterol “bom”). Além disso, você deve fazer refeições ricas em vitamina C (100-200 mg por dia) para ajudar a diminuir o colesterol alto.