nov 242012
 

A prevenção é sem dúvida o melhor remédio caseiro para tratar a dermatite da fralda, e assim evitar que o seu bebé fique com o assaduras no rabinho.

 Apesar de estruturalmente semelhante á pele do adulto, á nascença a pele do bebé é mais fina e frágil, sendo mais suscetível a agressões e infecções. Algumas das zonas mais sensíveis a ficarem com assaduras são aquelas que ficam cobertas pela fralda, como nádegas, órgãos genitais externos, virilhas, parte inferior do abdômen e zona superior das coxas. Por estas razões, não é de admirar que a dermatite, eritema da fralda ou assaduras no rabinho do bebé (nome popular), afeta uma grande parte dos bebés durante as primeiras semanas de vida e que apresente o maior pico de incidência entre os 6 e os 12 meses.

O que é dermatite da fralda?

Aquilo a que vulgarmente se chama de “assaduras no rabinho” é uma inflamação que se traduz na irritação da pele e que pode resultar de vários fatores. Desde logo, o contacto prolongado com urina e as fezes acumuladas na fralda libertam algumas substâncias químicas que, após contacto mais demorado, acabam por provocar a inflamação da pele. Também a introdução de novos alimentos, a partir dos quatro a seis meses de idade, pode tornar as fezes mais agressivas para a pele, tal como certos medicamentos tomados pelo bebé ou pela mãe que o amamenta. As próprias fraldas ou produtos utilizados na higiene do bebé podem conter elementos demasiado agressivos, que acabam por irritar a pele. Se o eritema não for atempadamente tratado, pode evoluir para uma dermatite, que afeta toda a zona coberta pela fralda e deixa a pele mais suscetível a infecções bacterianas e fúngicas.

foto de bebé com assaduras ou dermatite

Como evitar que o bebé fique com assaduras no rabinho?

A melhor prevenção é mesmo mudar a fralda com frequência e, a cada muda lavar o rabinho com água morna, no caso de não ser possível o uso de água, opte por toalhetes sem perfume e sem álcool (Toalhinhas Sensitive). Dê especial atenção às pequenas pregas, pois é aí que se concentra a umidade, e pode aconselhar-se com o seu farmacêutico ou pediatra acerca da utilização de um creme ou pomada rica em óxido de zinco, que reforçará a barreira protetora. E, não menos importante, sempre que possível, a cada muda deixe o seu bebé sem fralda o maior tempo possível.

Tratamento caseiro para as assaduras no rabinho causadas pela dermatite da fralda

O melhor remédio caseiro é a maizena, é mesmo o melhor tratamento para as assaduras no rabinho dos bebés, depois do banho ou de mudar de fralda lave e seque bem o rabinho do seu bebé, depois de secá-lo muito bem use a maizena como se fosse talco ou faça uma pasta, misturando a maizena e um pouco de água, e passe em toda a região afetada com assaduras. É tiro e queda. Se passado três dias o seu bebé não estiver melhor, então não é assaduras, é outra coisa mais grave e o melhor é mesmo levar o bebé a um pediatra.


  2 Responses to “Tratamento caseiro para dermatite da fralda ou assaduras nos bebés”

  1. o meu bebe tem assadura com umas bolihas eu queria sanbe se preocupati oque devo fazer

  2. Eu gostei muito dadica vou fazer com meu filho.

 Leave a Reply

(Obrigatóriol)

(Obrigatório e Verdadeiro)


Warning: file_get_contents() expects parameter 2 to be boolean, resource given in /home/remed153/public_html/wp-content/plugins/star-snippets-rich-snippet-vote/star_snippets.php on line 370
Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.