mar 152014
 
Curas naturais para infecção de urina

Tratamentos naturais para infecções urinárias

A infecção do trato urinário ou “UTI” é um dos problemas mais comuns pelo qual as pessoas recorrem aos médicos. Por vezes os homens contraem infecções urinárias mas são as mulheres as que mais sofrem deste problema.

A infecção urinária é uma infecção bacteriana que acontece quando uma bactéria entra no corpo através da uretra. As principais causas são:  relações sexuais, contenção de urinar por muito tempo, a gravidez, menopausa e a diabetes.

Alguns dos sintomas mais comuns de uma infecção urinárias são: dor  e/ou ardor ao urinar, urina com cheiro forte, sangue na urina, febre alta e em algumas pessoas náuseas e vômitos.

Curas naturais para infecção de urina

Existem remédios caseiros para a infecção urinária

 

Como evitar as infecções urinárias?

A melhor forma de evitar as infecções urinárias é bebendo pelo menos 2 litros por dia de água potável. Um corpo bem hidratado consegue eliminar mais toxinas e “corpos estranhos” do organismo, entre elas as bactérias. Por tanto, quantas mais vezes por dia for urinar menor será a hipótese de contrair uma infecção urinária. O recomendado será mesmo urinar pelo menos a cada 2 horas.

 

Remédios caseiros para a infecção urinária

Se sentir alguns dos sintomas antes descritos, como por exemplo o sangue na urina ou a ardência ao urinar o mais provável é que a infecção urinária já esteja bastante avançada, por tanto o melhor será recorrer ao seu médico para ele lhe receitar um antibiótico apropriado. No entanto, se conseguir detetar desde muito cedo alguns dos sintomas como o cheiro forte ou a urina ficar cor de laranja claro, a conseguira combater com alguns remédios caseiros para a infecção urinária.

 

Beber muita água para prevenir a infecção urinária

Como dissemos antes o recomendado será beber pelo menos 2 litros de água por dia para se prevenir. No entanto se já notar alguns dos sintomas deverá beber um copo de água com pelo menos 250 ml a cada hora. Tente beber a água também depois de se deitar para dormir, com certeza que será difícil, mas é durante o sono que a infecção urinária se desenvolve com maior rapidez, já que urinamos poucas ou nenhuma vez.

Beber muita água é sem duvida uns dos melhores remédios caseiros para a infecção urinária, já que ajuda a limpar a bexiga mantendo a urina mais limpa e fina o que dificulta a proliferação de bactérias.

Cura natural para a infecção de urina bebendo suco de limão

O suco do limão é uma excelente cura natural para as infecções de urina. O suco do limão é ácido o que ajuda a matar as bactérias que causam a UTI. Além disso o limão é uma excelente fonte de Vitamina C, que aumenta o sistema imunitário do organismo. Também torna a urina mais ácida o que dificulta a proliferação de bactérias no organismo.

Então ao copo de água que vamos beber a cada hora, como indicamos na dica anterior, adicionamos o suco de meio limão. Isto não pode ser feito por pessoas que sofram de problemas estomacais ou digestivos, já que pode agravar esses problemas.

Abacaxi para curar a infecção urinária

Está presente no abacaxi uma enzima chamada “bromelina” que tem propriedades anti-inflamatórias e que pode ajudar no tratamento natural das infecções urinárias. Mal sinta alguns dos sintomas comece a incluir abacaxi nas suas refeições.  Se sofrer de infecções urinárias recorrentes pode tomar um copo de suco de abacaxi por dia, de maneira a prevenir o aparecimento desta doença.

Pepino e abóbora

O pepino e a abóbora contêm algumas enzimas que podem tratar de forma natural a infecção urinária. Rale um pepino e um pouco de abóbora e esprema de forma a extrair o suco para um copo. Este suco é rico em minerais essenciais para fortalecer o sistema imunitário do organismo. Beba este suco de pepino e abóbora duas vezes por dia.

Vinagre de maçã para curar a infecção de urina

O vinagre de maçã é também uma excelente fonte de enzimas e minerais que ajudam a impedir a proliferação de bactérias no trato urinário. O vinagre de maçã é usado, desde o tempo dos egípcios, como antibiótico natural para as infecções urinárias. Em um copo de água adicione 2 colheres (chá) de vinagre de maçã e uma de mel de abelhas e misture muito bem. Beber esta mistura pelo menos 3 vezes ao dia.


mai 302013
 
Mulher com infecção na bexiga

Compressas de água quente para combater a infecção urinária

Para obter alívio da infecção do trato urinário, você também pode tentar compressas de água quente. Tome um pouco de água quente e coloque em uma garrafa de água. Agora, coloque a garrafa de água quente em seu abdômen inferior por alguns minutos. Quando feito regularmente vai ajudar a minimizar a pressão da bexiga e dar-lhe alívio de qualquer tipo de dor causada pela infecção. Uma compressa quente irá diminuir a inflamação e também ajuda a impedir a propagação da infecção. Em vez de garrafa de água quente, você também pode colocar uma almofada de aquecimento sobre a área abdominal inferior para obter alívio da dor.

Mulher com infecção na bexiga

Exitem curas naturais para a infecção urinária

Vitamina C previne a infecção do trato urinário

Você deve aumentar a ingestão regular de alimentos enriquecidos C Vitamina quando se sofre de infecção do trato urinário. Vitamina C a bexiga mantém saudável por acidificação da urina e restringindo o crescimento de bactérias. Inclua frutas, como limão e laranja, banana, goiaba, kiwi, melão, abacaxi, framboesa, tomate, mamão e melancia na sua dieta, pois contêm uma boa quantidade de vitamina C. Para obter a dose necessária de vitamina C, também é possível tomar suplementos de vitamina C após consultar o seu médico.

Vinagre de maçã contra a infecção de urina

O vinagre de maçã é uma rica fonte de enzimas e potássio e outros minerais úteis que podem impedir que as bactérias que causam infecções do trato urinário de multiplicação ou crescimento. Aqueles que sofrem de UTI pode usar vinagre de maçã como um antibiótico natural para tratar a infecção de urina. Para se livrar deste problema, adicione dois para aqui colher de chá de vinagre de maçã para um copo de água, adicione uma colher de chá de mel e misture bem. É recomeçou por especialistas para beber esta mistura pelo menos três vezes por dia para obter resultados mais rápidos.

Óleo da árvore do chá

Óleo da árvore do chá tem propriedades antibacterianas e por isso pode ser usado para lutar contra as bactérias que causam infecções urinárias.  Óleo da árvore do chá não pode ser tomado por via oral, de modo que você pode misturar dez gotas de óleo da árvore do chá para o banho e, em seguida, usar essa água como uma lavagem para a abertura da uretra. Alternativamente, você pode misturar o óleo da árvore do chá com a mesma quantidade de óleo de zimbro e óleo de sândalo e usar essa mistura para esfregar na região abdominal e na área próxima à bexiga. Esta é uma maneira muito eficaz para se livrar da dor associada com a infecção do trato urinário. Siga este remédio uma vez por dia durante três a quatro dias para obter resultados positivos.

Uva Ursi

Uva ursi é uma erva que contém uma série de substâncias que ajudam a combater infecções.. Esta erva contém diversos produtos químicos com propriedades anti-sépticas que ajudam no tratamento da infecção do trato urinário. Esta erva é facilmente disponível em farmácias em forma de suplemento. Quando esse suplemento é feita, a qualidade antisséptica desta erva mata as bactérias e também estimula suavemente a micção. Pessoas com doença renal ou hepática ou mulheres grávidas ou amamentando e crianças não devem tomar Uva ursi.


mai 272013
 
Mulher com infecção do trato urinário

Bicarbonato de sódio contra a infecção urinária

Ao primeiro sintoma de infecção urinária, é preciso evitar a sua propagação com a ajuda de bicarbonato de sódio. Adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio para um copo de água e beber uma ou duas vezes em um dia. O bicarbonato de sódio irá aumentar o equilíbrio ácido-base da urina ácida e lhe dará alívio da dor. Uma vez que a acidez na urina é neutralizado, ele vai ajudar na recuperação rápida. Na verdade, as pessoas que consomem uma colher de chá de bicarbonato de sódio adicionada a um copo de água não pode sofrer este tipo de infecção. Recomendamos a leitura do nosso artigo Tratar a infecção urinária com bicarbonato de sódio.

Mirtilos para tratar naturalmente a infecção na bexiga

Os Mirtilos tem propriedades que inibem bactérias e que podem ajudar muito no tratamento da infecção na bexiga. Você pode adicionar alguns mirtilos frescos no seu cereal favorito e tê-lo no café da manhã. Outra coisa que você pode fazer seu próprio suco de mirtilo fresco e tê-lo diariamente, de manhã e à noite para resultados rápidos. Você não deve adicionar qualquer adoçante artificial para este suco. O antioxidante presente no mirtilos é bom para o sistema imunitário e que limita e previne o crescimento de bactérias que provoca a infecção na bexiga. Na verdade, incluindo suco de mirtilos frescos em sua dieta diária é uma boa maneira de manter-se afastado de infecção urinária.

Suco de Cerejas para o tratamento de infecção da Urina

Regularmente beber suco de cerejas é uma das maneiras mais fáceis de evitar infecções do trato urinário. Beber meio copo de suco de cerejas diariamente irá manter a sua  bexiga livre de infecção. Aqueles que sofrem de infecção urinária deve beber pelo menos três a quatro copos de suco de cerejas em um dia para prevenir a infecção de causar qualquer tipo de dano aos rins. Há certos compostos como as proantocianidinas encontrados nas cerejas que impedem as bactérias alcancem as paredes da uretra que causam infecções do trato urinário. Ao mesmo tempo o suco de cerejas tem um efeito antibiótico muito suave. Você deve beber o suco de cerejas sem açúcar, ou então você pode misturá-lo com suco de maçã para melhorar o sabor.

Abacaxi no tratamento de infecções do trato urinário

Abacaxi contém uma enzima chamada bromelina, que tem propriedades anti-inflamatórias, que podem reduzir os sintomas de infecção do trato urinário. Quando uma xícara de abacaxi é consumido regularmente pode ajudar a curar a infecção do trato urinário. No caso de você não gostar do sabor desta fruta, você pode fazer suco de meio abacaxi e depois beber. Junto com o abacaxi você também deve tomar antibióticos prescritos pelo seu médico para se livrar rapidamente da infecções do trato urinário.

Beber muita Água é o melhor remédio caseiro para a infecção urinária

Se sofrer de infecção urinária, a primeira coisa que você precisa fazer é beber muita água. Tente beber pelo menos oito a dez copos de água por dia. Quando você beber mais água você vai urinar mais que é muito essencial ao lidar com esse tipo de infecção. Ao beber muita água, sua urina se tornará menos concentrado e as bactérias causadoras de infecção vai ficar expulsar do seu sistema e em breve você vai se recuperar. Junto com a água, você também pode beber sucos de frutas e vegetais, a fim de fornecer seu corpo com as vitaminas e minerais que ele necessita para combater a infecção.

Mulher com infecção do trato urinário

Uma infecção urinária produz uma dor intensa


dez 262012
 
Mulher gravida com infecção urinária

A infecção urinária na gravidez é causada pela multiplicação de algumas bactérias nas vias urinárias. É uma das infecções mais frequentes em gestantes, podendo ocorrer em qualquer faixa de idade. A denominada “bacteriúria assintomática” é a forma de infecção urinária mais comum durante a gravidez, mas  qualquer infecção do trato urinário deve ser cuidadosamente investigado e tratado ainda durante o período de gestação sob o risco de complicações importantes tanto para a mãe e para o bebê. Também podem ocorrer cistite durante a gestação, mas é menos comum.

Infecções urinárias na gravidez: bacteriúria assintomática

No  trato urinário normalmente não existe nenhum tipo de germes. No entanto,em algumas pessoas se podem encontrar bactérias quando fazem um exame de urina, chamada de bacteriúria, sem que isso necessariamente indique que existe uma infecção urinária. A presença de bactérias na urina sem existir sintomas de infecção urinária tem o nome de bacteriúria assintomática. Na maior parte das mulheres a bacteriúria assintomática não representa nenhum tipo de problema, no entanto existe uma exceção desta regra, durante a gravidez.

Mulheres grávidas apresentam um maior risco de desenvolverem infecção urinária quando apresentam bacteriúria. Alterações da musculatura dos órgãos urinários e alterações hormonais favorecem a dilatação dos ureteres e o refluxo de urina, que facilitam que as bactérias da bexiga cheguem aos rins, provocando pielonefrite.

Infecções urinárias na gravidez: cistite

A cistite é uma infecção da bexiga, que acontece a 1 a 2% das gestantes. Como o risco das bactérias chegarem aos rins é maior nas mulheres gravidas a cistite durante a gravidez é considerada um quadro mais grave que as cistites das mulheres não grávidas.

A cistite durante a gravidez e é causada pelas mesmas bactérias das cistites comum. O mecanismo de contaminação do trato urinário por bactérias é semelhante ao que ocorre em mulheres não gestantes, com o agravante de que o aumento do útero atrapalha o esvaziamento da bexiga, ficando a urina acumulada por mais tempo que o habitual, aumentando a multiplicação de bactérias.

Mulher gravida com infecção urinária

Beber muita água pode evitar a infecção urinaria na gravidez

Causas das infecções urinárias na gravidez

A mulher gravida torna-se mais vulnerável à infecção urinária pelas modificações no corpo desencadeadas pela expansão do útero e pelo aumento das hormonas. Também têm relação fatores como a frequência com que a mulher urina e a quantidade que fica na bexiga após a micção, hábitos de higiene íntima, se a mulher se masturba e PH da própria da vagina.  Podemos listar algumas das causas de infecção urinária na gravidez:

  • A gestante ingere menos de 1,5 litros de água por dia;
  • A gestante consome álcool e/ou cafeiná em excesso;
  • Urina à pressa sem esperar que a bexiga fique completamente vazia;
  • Uso de roupas íntimas de licra ou tecido sintético;
  • Má higiene íntima, a gestante não se limpa da frente para traz;
  • Utilização de lubrificantes ou preservativos na relação sexual;

 

Sintomas de infecção urinária na gravidez

Os sintomas de uma infecção urinária na gestação são iguais aos que apresentam as mulheres não gestantes, ( recomendamos a seguinte leitura Sintomas de Infecções Urinárias ) mas listaremos aqui os mais importantes:

 

Tratamento para a infecção urinária na gravidez

A pesar de existir vários remédios caseiros para a infecção urinária  o melhor e mais seguro será visitar um médico obstetra para ele colher uma urocultura e poder fazer o diagnóstico. Se o resultado da análise for positiva o mais provável e que faça um tratamento à base de antibióticos próprios para gestantes, nunca tente fazer qualquer tratamento caseiro ou automedica-se, lembre-se que na gestação não pode ingerir nenhum tipo de ervas ou plantas medicinais, lembre-se também que é a vida do seu bebê que pode estar em risco, por isso o melhor mesmo é visitar um médico ou hospital.

dez 142012
 
Exemplo de sangue na urina

O que é sangue na urina, saiba como diagnosticar a causa

O nome médico para a presença de sangue na urina é “Hematúria”. Existem várias doenças que podem provocar que uma pessoa urine com sangue, como por exemplo câncer na bexiga ou nos rins, mas o mais comum e ser um sintoma de infecção urinária.

Perder sangue na urina pode ser um sinal de um problema de saúde grave. Pode ser uma infecção, inflamação ou lesão do sistema urinário.

Existem várias doenças que podem causar a perda de sangue na urina, mas quase sempre é um sintoma de uma infecção urinária, no entanto também pode ser causada por outras doenças como o câncer nos rins ou na bexiga.

Exemplo de sangue na urina

Urina com sangue

 

Doenças que podem causar perda de sangue na urina

Vestígios de sangue na urina pode ser originados em qualquer parte do aparelho urinário, ou seja, na uretra, na próstata,  bexiga e rins. Por tanto qualquer doença que afete estes órgãos pode causar um sangramento urinário, podemos destacar as doenças  mais comuns:

 

Outros sintomas que podem acompanhar a urina com sangue

  • Mulheres com urina no sangue e dor ou ardência ao urinar muito provavelmente sofrem de cistite;
  • Fumadores com mais de 55 anos que apresentem sangue na urina podem ter câncer de bexiga;
  • Homens com  mais de 45 anos que apresentam urina com sangue e têm um jato urinário sem força podem ter problemas relacionados com a próstata;
  • Sangue na urina acompanhada de dor lombar que vai até a virilha pode ser um sinal de pedra nos rins;

 

Como prevenir o sangramento no trato urinário?

Para evitar o aparecimento de sangue na urina basicamente tem de seguir as medidas para evitar infecções urinárias, no entanto podemos enumerar as mais importantes:

  1. Após evacuar, limpe sempre a zona genital da frente para trás;
  2. Beber pelo menos litro e meio de água diariamente;
  3. Urinar sempre antes de depois do ato sexual;
  4. Urinar no mínimo a cada 4 horas;
  5. Não use roupa muito apertada ou sintética;
  6. Para a higiene íntima utilize produtos com PH neutro, mas o melhor mesmo será usar soluções farmacêuticas;
  7. Beba sucos cítricos, está comprovado que sucos de frutos cítricos pode impedir o crescimento de bactérias;

 

Cuidados que deve ter ao detetar sangue na urina

A primeira coisa que deve fazer é agendar uma visita ou ir ao um médico imediatamente para que ele possa fazer uma avaliação do problema. Depois de saber qual o motivo do sangramento, pode adotar alguns comportamentos para diminuir o incomodo:

  • Beba muita água potável, pelo menos 2 litros por dia;
  • Nunca segure a urina, dever urinar sempre que tenha vontade de o fazer;
  • Evite ter relações sexuais;
  • Evite a ingestão de bebidas alcoólicas;
  • Beba chás para infecções do trato urinário,
dez 122012
 
Pessoa com dor ao urinar

A ardência ou dor ao urinar tem como nome cientifico “Disuria”. A causa mais provável para uma pessoa ter este sintoma é uma inflamação ou até mesmo uma infecção do trato urinário o então uma infecção na zona de onde se juntam os pequenos lábios vaginais.

Uma pessoa que sente ardor ao urinar quase sempre também tem um aumento da frequência urinária e ou sangue na urina, geralmente os sintomas estão relacionados ao rim ou a  bexiga, quando o rim está envolvido a pessoa pode sentir calafrios, febre, dor lombar, vômitos e náuseas.

Pessoa com dor ao urinar

Ardor ao urinar pode ser sintoma de infecção urinária

 

Doenças que podem causar dor ou ardência na hora de urinar.

Este é um sintoma muito comum entre mulheres com infecção urinária ou vaginal, mas também pode acontecer em homens que tenham uma infecção urinária. Vamos ver algumas doenças que podem causar ardor ao urinar:

Vaginite Atrófica: normalmente aparece em mulheres que já estão na menopausa e é causado pela redução dos níveis estrogênio no corpo, causando uma atrofia da vagina, vulva e da uretra.

Infecção Vaginal: quase sempre causada por bactérias, nomeadamente a clamídia, cândida, gardnerella e a trichomonas. Para além de dor ao urinar pode  causar também corrimento amarelado ou branco, mal cheiro vaginal, coceira na vulva e dor no ato sexual. Para saber mais sobre as infecções vaginais clique aqui

Uretrite: é a inflamação da uretra causada por agentes químicos normalmente utilizados em sabonetes, tampões, preservativos, lubrificantes, desodorantes íntimos, etc.

Uretrite Traumática: quase sempre causada no ato sexual com pouca lubrificação vaginal, mas também pode acontecer na colocação de sondas urinárias.

Infecção Urinária: para além de provocar dor ou ardência ao urinar, também pode causar dor lombar, urina com sangue, febre, calafrios e necessidade frequente de ir ao banheiro.

 

Como prevenir a dor ou ardência ao urinar?

  • Tomar banho com água corrente usando um sabonete neutro;
  • Durante a menstruação troque frequentemente os pensos absorventes ou tampões;
  • Quando evacuar lave muito bem a zona do ânus e evite contaminar a zona vaginal;
  • Evitar o uso de roupas muito justas ou ricas em fibras sintéticas como o nylon e a licra;
  • Leia o nosso artigo como prevenir infecções urinárias

 

Cuidados a ter quando sente dor ao urinar

  • Beba muita água, pelo menos litro e meio por dia;
  • Evite prender a vontade de urinar, urine sempre que sinta necessidade;
  • Evite a ingestão que qualquer tipo de bebidas alcoólicas;
  • Deve evitar o consumo de alimentas ácidos;
  • Evite relações sexuais;
  • Beber chás para as infecções urinárias

 

Recomendamos que leia também o nosso artigo Tratamento natural para as infecções urinárias

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.