dez 262012
 

A infecção urinária na gravidez é causada pela multiplicação de algumas bactérias nas vias urinárias. É uma das infecções mais frequentes em gestantes, podendo ocorrer em qualquer faixa de idade. A denominada “bacteriúria assintomática” é a forma de infecção urinária mais comum durante a gravidez, mas  qualquer infecção do trato urinário deve ser cuidadosamente investigado e tratado ainda durante o período de gestação sob o risco de complicações importantes tanto para a mãe e para o bebê. Também podem ocorrer cistite durante a gestação, mas é menos comum.

Infecções urinárias na gravidez: bacteriúria assintomática

No  trato urinário normalmente não existe nenhum tipo de germes. No entanto,em algumas pessoas se podem encontrar bactérias quando fazem um exame de urina, chamada de bacteriúria, sem que isso necessariamente indique que existe uma infecção urinária. A presença de bactérias na urina sem existir sintomas de infecção urinária tem o nome de bacteriúria assintomática. Na maior parte das mulheres a bacteriúria assintomática não representa nenhum tipo de problema, no entanto existe uma exceção desta regra, durante a gravidez.

Mulheres grávidas apresentam um maior risco de desenvolverem infecção urinária quando apresentam bacteriúria. Alterações da musculatura dos órgãos urinários e alterações hormonais favorecem a dilatação dos ureteres e o refluxo de urina, que facilitam que as bactérias da bexiga cheguem aos rins, provocando pielonefrite.

Infecções urinárias na gravidez: cistite

A cistite é uma infecção da bexiga, que acontece a 1 a 2% das gestantes. Como o risco das bactérias chegarem aos rins é maior nas mulheres gravidas a cistite durante a gravidez é considerada um quadro mais grave que as cistites das mulheres não grávidas.

A cistite durante a gravidez e é causada pelas mesmas bactérias das cistites comum. O mecanismo de contaminação do trato urinário por bactérias é semelhante ao que ocorre em mulheres não gestantes, com o agravante de que o aumento do útero atrapalha o esvaziamento da bexiga, ficando a urina acumulada por mais tempo que o habitual, aumentando a multiplicação de bactérias.

Mulher gravida com infecção urinária

Beber muita água pode evitar a infecção urinaria na gravidez

Causas das infecções urinárias na gravidez

A mulher gravida torna-se mais vulnerável à infecção urinária pelas modificações no corpo desencadeadas pela expansão do útero e pelo aumento das hormonas. Também têm relação fatores como a frequência com que a mulher urina e a quantidade que fica na bexiga após a micção, hábitos de higiene íntima, se a mulher se masturba e PH da própria da vagina.  Podemos listar algumas das causas de infecção urinária na gravidez:

  • A gestante ingere menos de 1,5 litros de água por dia;
  • A gestante consome álcool e/ou cafeiná em excesso;
  • Urina à pressa sem esperar que a bexiga fique completamente vazia;
  • Uso de roupas íntimas de licra ou tecido sintético;
  • Má higiene íntima, a gestante não se limpa da frente para traz;
  • Utilização de lubrificantes ou preservativos na relação sexual;

 

Sintomas de infecção urinária na gravidez

Os sintomas de uma infecção urinária na gestação são iguais aos que apresentam as mulheres não gestantes, ( recomendamos a seguinte leitura Sintomas de Infecções Urinárias ) mas listaremos aqui os mais importantes:

 

Tratamento para a infecção urinária na gravidez

A pesar de existir vários remédios caseiros para a infecção urinária  o melhor e mais seguro será visitar um médico obstetra para ele colher uma urocultura e poder fazer o diagnóstico. Se o resultado da análise for positiva o mais provável e que faça um tratamento à base de antibióticos próprios para gestantes, nunca tente fazer qualquer tratamento caseiro ou automedica-se, lembre-se que na gestação não pode ingerir nenhum tipo de ervas ou plantas medicinais, lembre-se também que é a vida do seu bebê que pode estar em risco, por isso o melhor mesmo é visitar um médico ou hospital.


  One Response to “Infecção urinária durante a gravidez | Causas e sintomas”

  1. otimo me ajudou muito…

 Leave a Reply

(Obrigatóriol)

(Obrigatório e Verdadeiro)

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.