out 192011
 

Aliviar o nariz entupido usando descongestionante nasal caseiro

Ter o nariz entupido está associado,  grande parte das vezes, a situação como constipação, gripe, rinite ou sinusite e resulta de uma inflamação da mucosa que reveste as fossas nasais, que origina a dilatação dos pequenos vasos sanguíneos que nela existem que causam uma congestão nasal.Para além do nariz entupido, pode ainda surgir dor de cabeça associada a uma sensação de rosto congestionado. Em consequência, a respiração tende a ser feita pela boca, tornando incômodos ações tão comuns como falar, comer e beber.

Quando há secreções espessas, o que se deve fazer é torná-las mais fluídas, para que possam ser expulsas com maior facilidade. E, por vezes, tal é possível sem o recurso a medicamentos, bastando para tal assoar o nariz com regularidade, aumentar a ingestão de líquidos ( evitando a cafeína, que pode ser responsável pelo agravamento dos sintomas ), fazer inalações de vapor de água e aplicar soro fisiológico ou sprays de água do mar.

 

Causas para a congestão nasal ou nariz entupido

Para além das causa comummente conhecidas como gripes, constipações existem outros fatores que podem atacar o nosso nariz e provocar congestão nasal:

  • Pólipos Nasais,
  • Anomalias do septo nasal;
  • Tumores benignos ou malignos;
  • Consumo de álcool e tabaco;
  • Presença de corpos estranhos no nariz;
  • Uso prolongado de descongestionantes de aplicação nasal;
  • Alterações hormonais na gravidez;
  • Alergias e Rinites;

 

Alguns tratamentos para o naris entupido

Ter o nariz entupido é muito incómodo

Tratamentos médicos para a congestão nasal

O soro fisiológico e a água do mar são ricos em minerais e oligoelementos e bem tolerados, permitindo o seu uso praticamente sem restrições, mesmo em bebés com o nariz entupido, mulheres grávidas com nariz entupido e idosos.
Usados na higiene diária, os sprays de água do mar permitem uma lavagem suave das fossas nasais, facilitam a saída das secreções e restauram a umidade natural do nariz.
No entanto, se mesmo com estas medidas o problema se mantiver, os sintomas podem ser aliviados com o recurso a medicamentos com ação descongestionante, os mais indicados para estes casos, pois, devido ao seu efeito vasoconstritor, reduzem a dilatação dos vasos sanguíneos e permitem uma melhor passagem do ar.

São dois os tipos de descongestionantes : para tomar ou para aplicar no nariz. Os primeiros, da administração oral, necessitam de mais tempo e de doses mais elevadas para serem eficazes. Devem, no entanto, ser usados com precaução por pessoas que sofram de hipertensão, diabetes e glaucoma, entre outras doenças. Os descongestionantes tópicos, que existem sob a forma de sprays ou gotas, aplicam-se diretamente no nariz e têm uma ação mais rápida, embora com duração curta, que não vai para além das 12 horas.A ter em linha de conta que, para maximizar, há duas regras de ouro a respeitar quando se usam descongestionantes para aplicar no nariz: não ultrapassar a dose recomendada nem o tempo de tratamento ( no máximo, três dias consecutivos ), de forma a evitar a ocorrência de complicações.

 

Remédios caseiros e tratamentos naturais para o nariz entupido ou congestão nasal

  • Água do mar – a congestão nasal é muito incômoda. Estar a respirar sempre pela boca deixa qualquer um exausto, com a boca e lábios secos. Compre um irrigador nasal e aplique água do mar em cada narina. Com este descongestionante nasal caseiro vai sentir melhoras em poucos minutos.
  • Faça uma boa hidratação − espirrar, assoar, respirar pela boca, tudo isto leva que o seu corpo fique desidratado. Beba muita água  para compensar estas perdas. Pode beber bastante chá de limão e mel, assim, ao mesmo tempo que se hidrata, desobstruí o seu nariz.
  • Banho de água quente − um longo banho de água quente na banheira,  parece ter um feito benéfico para aliviar os sintomas do nariz entupido e também o  ajuda a relaxar.
  • Comida picante – Aproveite para abusar um pouco mais do que o normal na pimenta, malagueta e  piri-piri. Comer comida picante ajuda a desobstruir as narinas.
  • Compressas de água quente – Coloque compressas de água quente no seu nariz, para que desentupa mais rápido.

  5 Responses to “Descongestionante nasal caseiro para Nariz Entupido”

  1. Quando congestionado os pulmões e muito catarro faço um remédio natural para tomar 1 vez ao dia,1 colher de mel,1 colher de azeite e 1 limão espremido,os resultados são ótimos!

  2. quero um remedio bom para cansaco

 Leave a Reply

(Obrigatóriol)

(Obrigatório e Verdadeiro)

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.