mar 032014
 

Conheça os melhores remédios caseiros para Intolerância à lactose

A intolerância à lactose é uma alergia que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e pode manifestar-se em qualquer idade. A intolerância à lactose é a incapacidade do corpo para absorver a lactose que não é mais do que o açúcar encontrado nos produtos lácteos, como o queijo, leite, etc.

O normal é que a lactose seja digerida por uma enzima que se encontra no nosso organismo, essa enzima tem o nome de “lactase”. A função da “lactase” é transformar a lactose em energia. Quando uma pessoa tem quantidades insuficientes de “lactase” no organismo para conseguir digerir todos os açucares presentes nos produtos lácteos (lactose) que ingere, o corpo não será capaz de absorver todos esse açucares, então pode-se dizer que essa pessoa sofre de intolerância a lactose ou é alérgico à lactose.

Preste atenção que durante este artigo vamos referir várias vezes as palavras “Lactose” e “Lactase”. A lactose é o que se encontra nos produtos lácteos e a lactase  é a enzima que digere a lactose no nosso organismo.  Para um melhor entendimento deste artigo é importante não confundir estas duas palavras.

Tratamento natural para intolerância à lactose

Intolerância à lactose: evite o leite

 

Sintomas da alergia ou intolerância à lactose

Muitas pessoas não sabem que são alérgicas à lactose porque não sabem identificar os sintomas da  intolerância à lactose. Estes sintomas podem ocorrer entre a meia hora e duas horas após a ingestão de alimentos contendo lactose. Ficam aqui os principais sintomas da intolerância à lactose:

  • Diarreia ou fezes muito moles;
  • Náuseas frequentes;
  • Excesso de gases digestivos ou flatulência;
  • Sensação de barriga inchada;
  • Cólicas estomacais;

 

Causas da da alergia ou intolerância à lactose

Existem algumas causas para que aconteça a intolerância à lactose no nosso organismo, podemos citar as mais comuns:

  • Cirurgias ao intestino delgado: Muitas pessoas que por algum motivo tiveram que recorrer a uma cirurgia ao intestino delgado, desenvolveram intolerância à lactose, os cientistas ainda não descobriram o motivo por que isto acontece.
  • Infecções no intestino delgado: O intestino delgado acolhe algumas bactérias e vírus que vivem numa simbiose perfeita e de forma equilibrada. Quando se perde o perfeito equilíbrio desses vírus e bactérias pode desencadear algumas infecções no intestino delgado afetando as células do seu revestimento, entre elas a “lactase”. Isto acontece com mais frequência nas crianças.
  • Doenças no intestino: algumas doenças no intestino como a “sprue caliaco” podem causar intolerância a lactose.

 

Tratamento natural para a alergia ou intolerância à lactose

Infelizmente não é conhecido nenhum remédio caseiro para a intolerância à lactose que seja realmente eficaz. O tratamento natural para a intolerância à lactose é baseado na diminuição ou até mesmo na remoção de certos alimentos da sua dieta diária. Deixamos aqui alguns conselhos para que possa eliminar os sintomas da intolerância à lactose:

 

Deixe de beber ou diminua o consumo de leite

75% das pessoas que deixaram de beber leite conseguiram eliminar os sintomas da intolerância à lactose. Na natureza não existe nenhum mamífero que continue a beber leite, seja ele materno ou de outro tipo, depois  de feito o desmame da mãe. O leite não é necessário para o nosso organismo, apenas é uma grande fonte de cálcio, vitamina D, riboflavina e proteínas. A solução passa por eliminar o leite e  queijo da nossa dieta e substituir por alimentos ricos em cálcio e vitamina D.

Para adicionar mais cálcio na sua dieta diária escolha alimentos como brócolis, salmão, laranjas, espinafre, feijão, soja e os seus derivados, leite de arroz, etc. Não se esqueça também de alimentos ricos em vitamina D como ovos, iogurtes e fígado. A melhor maneira de obter uma boa dose de vitamina D é expor-se ao sol por alguns minutos logo nas primeiras horas da manhã.

 

Escolha cuidadosamente os produtos lácteos

Se o seu caso não for muito grave pode não ser necessário eliminar por completo os produtos lácteos da sua dieta. No entanto deverá escolher muito bem os alimentos que irá ingerir. Recomendamos apenas o leite e derivados que sejam light, magros ou desnatados, já que são aqueles que contêm menos quantidade de gordura.

 

Comer iogurtes

Embora o iogurte seja um derivado do leite e é rico em lactose, muitas pessoas com intolerância à lactose não apresentam nenhum sintoma depois de comer um iogurte.

O iogurte é rico em probióticos ou bactérias ativas  que ajudam a digestão dos alimentos. Estas bactérias libertam uma enzima chamada “betagalactosidase” que é semelhante a “lactase” e que ajudam o organismo a digerir melhor a lactose. Não esqueçamos que o iogurte é também uma excelente fonte de cálcio.

 

Suplementos de “lactase”

Poderá também optar por adicionar à sua dieta diária suplementos de “lactase” e assim conseguir digerir a lactose. Estes suplementos podem ser comprados na farmácia, como por exemplo a “Lactaid”, e estão disponíveis em rebuçados de mastigar, em pó, gotas ou em comprimidos.

Se experimentou algum suplemento e não resultou consigo, tente com outra marca ate encontrar uma que realmente seja compatível com o seu organismo. A maioria das pessoas se dão melhor com o suplemento em pó para misturar com o leite.

 

Suplementos probióticos

Os probióticos são organismos vivos presentes de forma natural no nosso intestino que ajudam na digestão dos alimentos. Os suplementos probióticos disponíveis na farmácia podem ajudar no tratamento natural da intolerância à lactose. Como no conselho anterior, procure o suplemento/marca que melhor se adapte ao seu organismo.

Quando procurar um médico?

Deve procurar um médico quando:

  • Tiver um bebê com menos de 3 anos com sintomas de intolerância à lactose;
  • Seu filho estiver crescendo lentamente e não estiver ganhando peso;
  • Mais que uma pessoa da sua casa for alérgico à lactose, pode ser indicação de que a sua alimentação não é equilibrada ou alguma coisa está errada.
  • Se depois de seguir os nossos conselhos os sintomas não diminuírem ou se mantiverem.

GD Star Rating
loading...
Tratamento natural para Intolerância à lactose, 5.0 out of 5 based on 5 ratings

  One Response to “Tratamento natural para Intolerância à lactose”

  1. elimine de vez leite animal e não terá problemas,,,calcio ,proteinas, b12, ferro e cia ,saudável, tem nos vegetais

 Leave a Reply

(Obrigatóriol)

(Obrigatório e Verdadeiro)

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.