fev 132012
 

Tonturas e vertigens, conheça as suas causas, sintomas e tratamentos naturais com remédios caseiros

A tontura ou vertigem é um distúrbio do equilíbrio, com sensação ilusória de descolamento do próprio corpo em relação ao ambiente e vice-versa. É a impressão pela qual a pessoa crê que os objectos à sua volta e ela própria estão animados de um movimento giratório e pode ser acompanhada de perda de equilíbrio. Esta patologia traduz um compromisso do labirinto, situado no ouvido interno. As vertigens podem-se caracterizar pelo síndroma de Meniére com acessos de vertigens, zumbidos nos ouvidos e surdez unilateral. Contudo, as vertigens podem ser sintoma de um estado patológico grave, caracterizado por esclerose múltipla, lesões do labirinto, arteriosclerose, cardiopatias, intoxicações alimentares, distúrbios psíquicos e anemia.
Tratamento natural para Vertigens ou tonturas

Vertigens podem ser causadas pela labirintite

Sintomas das vertigens ou tonturas

Sensação de falta de equilíbrio, especialmente quando se desloca a cabeça repentinamente ou se levanta da almofada, náuseas, vómitos, diminuição da acuidade visual, diminuição da acuidade auditiva, desfalecimento (que pode chegar ao desmaio).

Causas das vertigens ou tonturas

As vertigens ou tonturas podem ser provocadas pelo consumo de bebidas alcoólicas ou por um estado de fraqueza. Pode surgir devido à inflamação do labirinto (labirintite), infecção por vírus (após uma gripe ou constipação), pode ser causada por anemia ou por estar a tomar certo tipo de medicamentos. Certos tumores podem ser responsáveis pelas vertigens.

Tratamento com remédios caseiros para as vertigens ou tonturas utilizando plantas

  • Groselheira-negra – Infusão: 5 g de folhas secas para um litro de água a ferver. Deixe repousar 5 minutos. Beber uma chávena 3 vezes ao dia.
  • Pervinca – Decocção: colocar 30 a 50 g de folhas para um litro de água e deixe ferver. Adoçar com mel e tomar uma chávena 3 vezes ao dia.

GD Star Rating
loading...
Tratamento natural para as Tonturas e Vertigens, 4.2 out of 5 based on 50 ratings

  11 Responses to “Tratamento natural para as Tonturas e Vertigens”

  1. Há que se ter muito cuidado com receitas caseiras exatamente por causa disso!
    Quem tem labirintite diagnosticada (inflamação do labirinto) não pode fazer uso de quinino, aliás deve passar longe, ele só é recomendado para a labirintopatia diagnosticada como Sindrome de Maniére.
    Os sintomas são praticamente os mesmos , mas no tratamento é totalmente diferente.
    Os profissionais da área da saúde estão inovando no tratamento das crises de labirintite, tive uma crise no mês passado e o que eu tomei foram 3 injeções de anti-inflamatório em dias seguidos e diariamente um Dramin B6 a cada 6 horas, no terceiro dia a tontura já tinha passado e desde então estou tomando uma outra injeção uma vez por semana. até completar 3 meses, só isso (converse com seu médico).
    Nada de remédios que provocam tremedeira (falso parkinson), nada de vômitos, foi a crise mais fácil que já passei nos últimos anos!
    Informem-se e busquem a melhor saída, essa doença é horrorosa, mais incapacitante do que os outros pensam , mas pelo que pude perceber os tratamentos tem trazido qualidade de vida e crises cada vez mais espaçadas e o mais curtas possível!

  2. Eu sito tonturas e me em comoda muito, passei a toma chã de alho e me ajudou por que fiz varios exames nunca da nada

  3. quero receber dica de como acabar de vez com as vertingem, tontura…….

  4. GOSTEI MUITO DEWSSAS RECEITAS AJUDAR MUITO

  5. quero receber dicas de remedios caseiros no meu e-mail por favor minha vo esta com tumor na bexiga

  6. Olá! Gostaria de tirar uma dúvida: a água tônica da receita da Adair, toma-se uma vez ao dia em qualquer horário?…

  7. É muito bom saber sobre essas coisas

  8. Tive há dois anos atrás, forte tontura, que foi diagnosticada como labirintite. Bem, após 60 dias de medicamento e cama, sem mexer para os lados, me indicaram tomar água tônica por 23 dias, sendo em dias alternados, com uma adição de sal de fruta. Bem, nesta hora aceitei e fiz o tratamento, sendo que no quinto dia, já podia mexer a cabeça. Dez dias depois já me levantava e não me apoiava. O medicamento que tomava, continha cloridrato de quinino em sua formulação: Monotrean e a agua Tônica é de quinino, não sei a relação, mas deu resultado. Agora já anotei estes medicamentos naturais. Grata. Adair.

    • Caro Adair, gostei da sua receita…e creio que servirá para muitos.
      Vc poderia nos dizeir a quantidade de sal de frutas por vez usado…e, se tinha algum sintoma além da labirintite.
      Grato pela dica e fique com DEUS.

      • Boa tarde!

        A dose que foi recomendada, foi um saquinho de 5 g que contêm: Bicarbonato de sódio 2,31 g; Ácido cítrico (anidro) 2,19 g; Carbonato de sódio 0,50 g.
        Uso: dias alternados com água tônica, (recomendação para adultos), sendo um dia sem o sal de fruta e outro com a adição do mesmo. Completei os 23 dias sem labirintite. Aceitei a indicação e fiz corretamente e obtive resultados, acredito que o quinino do medicamento, junto com o da água tônica, ajudaram muito, foram potencializados na ação. Os sintomas foram diagnosticados como labirintite, nenhum mais. Grata, Adair.

  9. oie Adair adorei suas ideias, mas já fiz exames e nunca da nada, por isso peço ajuda a remedios e dicas caseiras,,,,, Obrigada mais uma vez!!

 Leave a Reply

(Obrigatóriol)

(Obrigatório e Verdadeiro)

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.