jan 062011
 

Qualquer pessoa pode ter o colesterol elevado, saiba como o controlar.

O colesterol é um componente importante do sistema nervoso central essencial para o equilíbrio do nosso corpo. O pior é quando apresentamos uma taxa de colesterol elevado no sangue. Assim, torna-se num inimigo, sendo o principal responsável por obstruir as artérias do corpo. Há dois tipos de colesterol: LDL ou colesterol mau que são as lipoproteínas de baixa densidade, e o HDL ou colesterol bom, que são as lipoproteínas de alta densidade responsáveis por ajudar a limpar o LDL do sangue. Os níveis altos de colesterol  podem contribuir para o risco de acidentes cardiovasculares e ataques cardíacos. Muitas vezes, uma simples mudança na alimentação e estilo de vida é suficiente para manter os níveis do bom colesterol.

Bons alimentos para combater o colesterol

Que  é o colesterol alto?

Uma pessoa com o colesterol alto, verificasse no interior das suas artérias uma alteração perigosa no equilíbrio das substâncias gordas que circulam na sua corrente sanguínea. Há muita quantidade do colesterol mau, este é o tipo de colesterol que origina o entupimento das artérias, elevando o risco de ataque cardíaco e de acidente vascular cerebral ou AVC. Ao mesmo tempo, é provável  que não tenha suficiente colesterol bom que contem as lipoproteínas de alta densidade que são as que se encarregam da limpeza do sangue, levando o colesterol mau até o fígado para ser eliminado.

Para saber os valores do nível do seu colesterol, pode ir a uma farmácia e fazer uma medição, mas se a medição revelou valores superiores ao limite de segurança de 5,2, mmol/l deverá consultar um médico para fazer uma análise mais rigorosa ao sangue, e consoante o resultado, receitar medicação para reduzir o colesterol urgentemente.

Devemos também dizer que não se pode afirmar com certeza quais os sintomas do colesterol alto, mas eles estão associados a sintomas de doenças vasculares.

O que NÃO deve comer para evitar o colesterol

  • Não comer alimentos industrializados ou enchidos.
  • Não comer doces.
  • Não comer alimentos ricos em ácidos gordos que são encontrados nos alimentos industrializados (procure no rótulo por “hidrogenada” descrito na composição)

O que SIM deve comer para evitar o colesterol

  • Deve comer carnes brancas
  • Deve beber leite e comer os seus derivados.
  • Azeite
  • Frutos secos, ricos em gorduras ômega-3
  • Legumes frescos, frutas e cereais
  • Deve comer carne de peixe.

Alimentos para reduzir o colesterol

 As crianças também são um grupo de risco de terem colesterol

Sim é verdade,  também existem crianças com  colesterol elevado. Os dados a nível mundial indicam que cerca de 15% das crianças apresentam níveis de colesterol não desejáveis, muito devido ao estilo de vida sedentário, mas outros também devido à genética. Ao todo são perto de 17 milhões de pessoas que sofrem de doenças relacionadas com o colesterol

Alimentos a incluir numa dieta contra o colesterol

  • Beringela: A beringela devido ao alto teor de água, baixo teor de proteínas, rica em fibras, sais minerais (cálcio, fósforo, potássio e magnésio), vitaminas ( A, B1, B2 e C) e flavonoides, é importante para a absorção do colesterol principalmente no intestino. A ter em conta que a beringela também ajuda a emagrecer.
  • Aveia: As papas de aveia constituem uma boa fonte de fibra solúvel que forma uma espécie de gelatina nos intestinos, reduzindo a absorção da gordura ingerida. Comer uma taça de papas de aveia por dia permite reduzir o colesterol de uma forma significativa.
  • Sumo de laranja: Acabado de espremer ou diretamente da embalagem, o sumo de laranja pode melhorar o equilíbrio dos níveis de colesterol no sangue. Os participantes de um estudo recente que beberam três copos de sumo de laranja por dia durante um mês aumentaram os seus níveis de colesterol HDL em 21% e reduziram a quantidade de colesterol mau em 16%.
  • Alho contra o colesterol: o alho contém um composto chamado alicina, considerado responsável pela redução do colesterol. Coma um dente de alho por dia ou se optar pelos suplementos de alho, procure produtos de revestimento entérico para evitar o mau hálito causado pelo alho.
  • Azeite: numerosos estudos revelaram que o azeite não só reduz o colesterol mau, como também aumenta o bom. Pessoas que ingerem 2 colheres de sopa de azeite por dia passam a ter níveis LDL no sangue mais reduzidos em apenas uma semana.
  • Frutos secos: são ricos em gorduras insaturadas saudáveis, incluindo ácidos gordos ômega 3.
  • Muito peixe: o peixe é muito mais do que um substituto da carne. Contém ácidos gordos ômega 3, que reduzem o mau colesterol. Tente comer peixe três vezes por semana, nem que seja sardinhas enlatadas.

Posso beber vinho se tenho o colesterol alto?

O álcool ajuda a elevar os níveis de colesterol HDL ou o colesterol bom.  No entanto, o seu consumo deve ser moderado. Uma mulher poderá beber 1 copo de vinho por dia quanto que os homens pode ser até 2 copos de vinho ou 1,25 dl ou uma cerveja de 25 cl. Se beber mais do que isso, os prejuízos ultrapassarão em muito os benefícios. O vinho tinto ajuda a eliminar o colesterol já que possuí poderosos antioxidantes provenientes dos pigmentos da pele da uva.

A niacina ajuda a reduzir o colesterol?

Em doses elevadas, a niacina, que esta presente na Vitamina B pode reduzir o colesterol. A niacina reduz o colesterol LDL, e ao mesmo tempo, aumenta o colesterol HDL. Contudo a quantidade de niacina necessária  para produzir benefícios são muito altas e, em excesso, podem ter muitos efeitos secundários. Podem causar afrontamentos e até risco de lesão hepática. Por isso, não tome suplementos de niacina sem consultar o seu médico.

Reduzir o colesterol fazendo exercício

Faça uma caminhada diária de 30 minutos. Em alternativa, vá a um ginásio e pratique numa passadeira ou numa máquina de step durante 30 minutos. Também pode optar pela natação ou pelo jogging. O exercício regular tem benefícios para o colesterol. Estudos efetuados mostram que a atividade física reduz o risco de doenças cardíacas e de AVC.


GD Star Rating
loading...
Tratamento Natural para o Colesterol, 4.5 out of 5 based on 186 ratings

  17 Responses to “Tratamento Natural para o Colesterol”

  1. eu tenho colesterol alto e sinto muita dor no peito e dormençia nos braços e nas pernas

  2. espero seguir estas dicas

  3. alguns meses fiz exame de colesterol,deu acima 200 estou sentindo tontura,dormencia nos braços, dor no peito gostaria de saber se pode ser colesterol teem algum remédio caseira

    • Oi tudo bom boa noite. Eu consegui abaixar o colesteral com exercícios e comendo peixes, azeite, abacates, beringelas, uva, e diminui arros e deixei de comer doces

  4. adorei essas dicas vão me ajudar muito…

  5. obrigado pelas dicas estou com colesterol alto

  6. Muito esclarecedor.Parabéns!!!!!!!!!!

  7. Valeu,meu colesterol esta altissimo 270,estou preocupadissímo,agora vou ser mais cuidadoso.

  8. gue tipo de azeite devo beber ?

  9. eu tenho colesterol alto, gostaria de saber que tipo de azeite devo tomar??..deve ser ruim beber azeite hem rs…obrigada.

  10. adorei as dicas e vão me ajudar bastante

  11. MUITO INTERESSANTE!! VALEU A DICA..

  12. adorei obrigada

  13. MUITO BOM ADOREI AJUDOU BASTANTE VLW

 Leave a Reply

(Obrigatóriol)

(Obrigatório e Verdadeiro)

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.