jan 032011
 

Descubra de onde provém, como se manifesta e como aliviar as dores de cabeça de vez.

A dor de cabeça é um sintoma, não uma doença. Dores de cabeça frequentes e intensas podem ser exaustivas. A mais comum é a cefaleia, e a que incomoda mais é a enxaqueca. Distinguen-se na medida em que a cefaleia é menos intensa,  não apesentando tantos sintomas, o que permite uma rotina diária quase normal. Já  a enxaqueca apresenta sintomas mais fortes, alterando por completo a rotina devido a intensidade da dor.

O que é a Cefaleia ?

Um incomodo que todos já sentiram, atinge mais as mulheres do que os homens e caracteriza-se por uma dor na cabeça que se repete ao longo do dia. Pode ser acompanhada de náuseas, mal-estar e problemas provocados pelo contacto directo com luz e ruídos.

O que é a enxaqueca ?

A enxaqueca caracteriza-se por um conjunto de cafaleias fortes, com incidência periódica da dor num dos lados da cabeça, que se manifesta de forma regular, uma vez por semana ou  de quinze em quinze dias, e com duração de 4 a 72 horas. As pessoas que sofrem de enxaquecas  procuram um local calmo e escuro onde possam descansar e adormecer. Os sintomas são: palidez, transpiração, náuseas, sensibilidade ao ruído e à luz, fraqueza formigueiro nos braços e pernas, disturbios da fala e visão, vómitos e rigidez dos músculos do pescoço.

dor-de-cabeça-remedio-caseiro-tramento-natural

Posiveis causas das dores de cabeça

Podem aparecer em qualquer idade e sexo e são causadas por vários factores, desde os físicos aos emocionais. Apesar de não ser um problema grave, a dor de cabeça pode trazer sérios transtornos na vida. Nota-se ao nível social, em que a pessoa está mais sujeita ao isolamento, e a estados de humor alternados. A dor de cabeça é causada por factores genéticos, factores ambientais, como o cheiro do tabaco, poluição, variações climáticas, odores de perfumes e de produtos químicos, factores hormonais, etc.

Nas mulheres, as crises estão bastante associadas aos ciclos menstruais, como a estados de desgaste físico provocado pelo stress do dia-a-dia.

Dor de cabeça por causas emocionais

Dor que começa durante o dia e aumenta de intensidade ao anoitecer. É o resultado de uma tensão acumulada no decorrer do dia, muitas vezes acompanhada de depressão ou outros problemas psicológicos.

Dor de cabeça provocada por infecções

É a dor de cabeça mais comum em crianças, acompanhada de estados de febre alta, por vezes provocada pela dor de dentes, angina ou otites.

Dor de cabeça provocada pela sinusite

A dor de cabeça causada pela sinusite pode acontecer em qualquer idade, caracteriza-se pelo congestionamento e infecção dos seios nasais. Neste estado a dor apresenta-se na testa de forma intensa e incomodante.

dores-de-cabeça-remedio-caseiro-tramento-natural

Como aliviar a dor de cabeça ?

  • Tente respirar de forma calma.
  • Mantenha hábitos e rotinas diárias sem alterações de comportamento.
  • Procure manter um horário de sono regulado.
  • Procure relaxar mais e evitar situações de tensão.
  • Tente manter uma alimentação saudável e ingerir líquidos.
  • Comer alimentos ricos em magnésio, presente na carne, vegetais, cereais e frutos secos.
  • Faça refeições regulares.
  • Evite bebidas alcoólicas.
  • Evite fumar.
  • Fazer exercício físico. Inicie uma caminhada de 30 minutos ao final do dia, depois do jantar.


GD Star Rating
loading...
Tratamento para a Dor de Cabeça, 4.6 out of 5 based on 9 ratings

 Leave a Reply

(Obrigatóriol)

(Obrigatório e Verdadeiro)

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.