Skip to content
Remédios Caseiros

Tratamentos para Queda de Cabelo

A perda ou queda de cabelo pode afetar tanto o corpo inteiro como apenas (e mais comum) o couro cabeludo. É mais comum no homens mas também existe a queda de cabelo feminino. Esta doença pode ser causada por alterações hormonais, consumo de medicamentos, alguns tratamentos como quimioterapia e fatores hereditários. Neste artigo iremos abordar as causas, sintomas, tratamentos, alimentação e prevenção da queda de cabelo.

O que é a queda de cabelo?

A maioria das pessoas ficam angustiadas ao ver que estão perdendo cabelo, sobretudo do sexo feminino, no entanto um estudo realizado concluiu que uma pessoa saudável perde entre 50 a 100 fios de cabelo por dia, por tanto nem sempre a perda de cabelo é sinónimo de doença ou problema grave.

O cabelo nasce em minúsculos buracos localizados no couro cabeludo e que são chamados de folículos. Nos folículos são produzidos os fios utilizando a proteína queratina. A quantidade de queratina que o nosso corpo produz esta diretamente relacionada com o crescimento do nosso cabelo que numa pessoa saudável pode ser de 1,2 centímetros por mês e ainda mais em mulheres entre os 15 e 30 anos.

O nosso couro cabeludo  contém fios de cabelo em diferentes estágios, 10% estão nascendo, 80% estão estabilizados e crescendo e os restantes 10% estão caindo ou prestes a cair. Quando os fios de cabelo que estão no estágio de queda são em percentagem maior do que os que estão nascendo, então podemos dizer que estamos a perder cabelo de uma maneira fora do normal e que temos um problema para resolver.

Sintomas de queda de cabelo

Os sintomas de que alguém esta a perder cabelo são pouco discretos por isso uma pessoa consegue identificar facilmente que tem o problema. Pode se manifestar de várias formas diferentes dependendo da sua causa. Tanto pode acontecer de repente e sem nada o prever como pode se manifestar gradualmente e aumentado com o passar do tempo.  Pode afetar todo o corpo ou apenas o couro cabeludo como pode ser também um problema temporário ou permanente  dependendo da sua causa.

Os principais sintomas são:

  • Aparecimento de cabelo em excesso no travesseiro é sinal de que esta a perder cabelo de uma maneira fora do normal;
  • Comichão no couro cabeludo é sinal de irritação ou da presença de fungos que podem causar perda de cabelo;
  • Ao escovar o cabelo pela manhã nota uma grande presença de fios na escova é sinal de que o couro cabeludo esta ficando fraco;
  • Ter o cabelo oleoso pode ser uma causa deste problema;
  • Perda de volumem ou enfraquecimento do cabelo na parte superior da cabeça é um sintoma muito comum da queda de cabelo feminina;
  • Ao puxar levemente o cabelo fica com um punhado de fios na mão. Isto acontece quando esta ficando muito fraco na raiz. Este é um sintoma muito preocupante.

 

Homem com perda de cabelo
Tratamentos para queda de cabelo

Causas da queda de cabelo

A perda de cabelo pode ser causado por varias coisas e até mesmo mais do que uma ao mesmo tempo. Como por exemplo:

  • Infecções variadas;
  • Estresse físico;
  • Efeitos colaterais de medicamentos;
  • Má alimentação ou desequilibrada;
  • Alterações hormonais;
  • Cirurgias recentes;
  • Doença prologada, lúpus, sífilis, tiroide, caspa crônica;
  • Fatores hereditários;
  • Poluição;

Também existe um distúrbio psiquiátrico raro chamado Tricotilomania, estas pessoas arrancam os seus próprios fios de cabelo para conseguir controlar o nervosismo e ansiedade. Nos casos mais extremos acabam por ficar com grandes falhas no couro cabeludo.

Prevenir a queda de cabelo

Como vimos anteriormente a queda de cabelo pode ser causada por muitas fatores internos e externos, por esse motivo torna-se difícil poder recomendar o que fazer para evitar este problema. Se fosse de fácil prevenção não existiam espalhadas pelo mundo mais de 100 milhões de mulheres com queda de cabelo. No entanto existem as recomendações básicas para evitar danificar o couro cabeludo e os seus fios:

  1. Não abuse do secador: o calor produzido pelo secador enfraquece os capilares e deixando os fios frágeis. O melhor será mesmo deixar secar naturalmente:
  2. Não faça permanentes: as permanentes danificam o cabelo já que quebram o elo interno com capilar. Deixando assim de ser nutridos corretamente e tornando-se quebradiços.
  3. Usar um xampu suave: lavar regularmente o cabelo ajuda a ele se manter forte e saudável, mas atenção, o xampu não deve ser agressivo. Não use o anti-caspa todos os dias nem qualquer outro xampu agressivo. O ideal será escolher um que seja para todos os tipos de cabelo e que seja suave.
  4. Cuidado com a escova que usa: normalmente o seu cabelo é o reflexo de como você usa a escova. Escolha uma com cerdas de fibras naturais. Escove sempre do meio para baixo, nunca do topo. Se tiver o cabelo molhado o melhor será usar um pente.
  5. Massageie o couro cabeludo:  fazer massagens aumenta o fluxo sanguíneo nos folículos capilares. “Esfregar” o couro cabeludo aquece a pele e melhora a circulação do sangue e assim as células recebem os nutrientes necessários para um crescimento adequado e uma boa regeneração.

Tratamentos para queda de cabelo

Existem vários tratamentos para a queda de cabelo, alguns baratos e fáceis de fazer mas também alguns muito caros e mais complicados, vejamos alguns:

Transplante de cabelo

O transplante capilar e um tratamento para a queda de cabelo  que consiste na remoção de fios da parte de trás da cabeça e inseri-los nas áreas com menos cabelo. Este tratamento não é compatível com todas as pessoas já que o candidato ter que ter abundante cabelo na área que vai fornecer a zona afetada para poder fazer uma cobertura eficaz. Os fios removidos ou transplantados irão demorar entre 8 meses e 1 ano a nascer de novo.

Medicamentos para queda de cabelo

Os únicos medicamentos para queda de cabelo vendidos na farmácia que têm eficácia comprovada são o “Minoxidil 5% ” (loção) e o “Finasterida” (tratamento oral) este último não é recomendado para mulheres e para os homens é permanente. Estes medicamentos não eliminar o problema mas ajudam muito a retardar os efeitos.

Qualquer outro medicamento de farmácia não tem qualquer eficácia comprovada (até a data de criação deste artigo)

Remédios caseiros para a queda de cabelo

Um dos melhores tratamentos para a calvície e a massagem capilar. Faça uma vigorosa massagem no couro cabeludo, com os dedos após lavar os cabelos com água fria é um do mais eficazes tratamentos. O couro cabeludo deve ser esfregado vigorosamente até que comece a arder com o calor. Esse calor irá ativar as glândulas sebáceas e dinamizar a circulação do sangue na área afetada, fazendo com que os cabelos cresçam saudáveis.

Deixamos um vídeo onde explica como fazer uma massagem capilar de forma correta:

 

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.